Novo passeio: trem entre Rio de Janeiro e Minas Gerais deve começar a operar em 2023

Os brasileiros vão ganhar mais uma opção de passeio turístico em breve! O trem turístico Rio-Minas deve começar a operar em fevereiro de 2023. As obras de revitalização dos trilhos do trajeto já começaram e o primeiro trecho deve ser entregue em dezembro deste ano.

Idealizado pela ONG Amigos do Trem, o projeto Rio-Minas inicialmente fará um percurso de 35 quilômetros pelas cidades Três Rios e Sapucaia, no Rio de Janeiro, e Chiador, em Minas Gerais. A viagem deve durar entre 2h e 2h30. Eventualmente, o passeio turístico percorrerá 168 KM, passando por mais seis cidades mineiras.

Ainda de acordo com a previsão inicial da ONG, duas viagens diárias, de manhã e à tarde, deverão ser realizadas em dias de maior movimentação turística, como aos sábados, domingos e feriados.

A estrutura do trem Rio-Minas contará com quatro locomotivas, múltiplos carros de passageiros e um carro-restaurante. A capacidade total é para até 873 pessoas por viagem. É esperado que 20.952 turistas desfrutem do passeio mensalmente e 251.224, anualmente.

Os bilhetes terão um valor acessível para todos os turistas e serão comercializados pela internet, aplicativo, pontos de embarque, sites parceiros, lojas credenciadas e agências de viagens. Mais novidades serão divulgadas conforme o andamento das obras.

Projeto do Trem Rio-Minas

O principal objetivo do Trem Rio-Minas, segundo a presidente da ONG Amigos do Trem, Cyntia Nascimento, é “estender [o trajeto] até Cataguases, em Minas Gerais. O projeto inicial é contemplar também Além Paraíba, Volta Grande, Recreio, Leopoldina e Cataguases. Hoje temos total apoio das prefeituras.”

A data inicial para o início das operações do trem era 2018, mas as obras não foram iniciadas. Em 2021, o trecho inicial passou por uma reestruturação e, em agosto do mesmo ano, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o projeto. As obras, então, tiveram início em 25 de junho.

Segundo a presidente da ONG Amigos do Trem, a obra será entregue na semana do Natal e deverá passar por uma inspeção da ANTT antes de começar a funcionar. As obras do segundo trecho do percurso, o qual inclui as cidades de Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Cataguases, ainda não têm previsão de início.

Os trilhos que serão utilizados pelo trem Rio-Minas eram usados para o transporte de café no século XX, então, quando as operações começarem, viajantes encontrarão uma viagem cheia de história, cultura e paisagens bonitas para apreciar.

Via: Estado de Minas e G1.

Leia também
Aeroporto de Porto Alegre deve permanecer fechado até setembro; venda de passagens estão suspensas

O Aeroporto Int. Salgado Filho, em Porto Alegre, deve permanecer fechado até o mês de…

Lei Joca: câmara aprova projeto que permite transporte de pets na cabine do avião

Em breve, se tudo correr bem, pets de todos os portes poderão ser transportados na…

Beto Carrero World dá cortesia para quem fizer doações para o Rio Grande do Sul

O Beto Carrero World iniciou uma campanha solidária de arrecadação de donativos para ajudar as…

Sair da versão mobile