Os brasileiros vão ganhar mais uma opção de passeio turístico em breve! O trem turístico Rio-Minas deve começar a operar em fevereiro de 2023. As obras de revitalização dos trilhos do trajeto já começaram e o primeiro trecho deve ser entregue em dezembro deste ano.
- Veja também: Natal Luz! Pacote de viagem para Gramado 2022 a partir de R$ 1.679 por pessoa com taxas!
Idealizado pela ONG Amigos do Trem, o projeto Rio-Minas inicialmente fará um percurso de 35 quilômetros pelas cidades Três Rios e Sapucaia, no Rio de Janeiro, e Chiador, em Minas Gerais. A viagem deve durar entre 2h e 2h30. Eventualmente, o passeio turístico percorrerá 168 KM, passando por mais seis cidades mineiras.
Ainda de acordo com a previsão inicial da ONG, duas viagens diárias, de manhã e à tarde, deverão ser realizadas em dias de maior movimentação turística, como aos sábados, domingos e feriados.
A estrutura do trem Rio-Minas contará com quatro locomotivas, múltiplos carros de passageiros e um carro-restaurante. A capacidade total é para até 873 pessoas por viagem. É esperado que 20.952 turistas desfrutem do passeio mensalmente e 251.224, anualmente.
Os bilhetes terão um valor acessível para todos os turistas e serão comercializados pela internet, aplicativo, pontos de embarque, sites parceiros, lojas credenciadas e agências de viagens. Mais novidades serão divulgadas conforme o andamento das obras.
Projeto do Trem Rio-Minas
O principal objetivo do Trem Rio-Minas, segundo a presidente da ONG Amigos do Trem, Cyntia Nascimento, é “estender [o trajeto] até Cataguases, em Minas Gerais. O projeto inicial é contemplar também Além Paraíba, Volta Grande, Recreio, Leopoldina e Cataguases. Hoje temos total apoio das prefeituras.”
A data inicial para o início das operações do trem era 2018, mas as obras não foram iniciadas. Em 2021, o trecho inicial passou por uma reestruturação e, em agosto do mesmo ano, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o projeto. As obras, então, tiveram início em 25 de junho.
- Confira também! Réveillon 2023 All Inclusive: os melhores resorts para a virada
Segundo a presidente da ONG Amigos do Trem, a obra será entregue na semana do Natal e deverá passar por uma inspeção da ANTT antes de começar a funcionar. As obras do segundo trecho do percurso, o qual inclui as cidades de Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Cataguases, ainda não têm previsão de início.
Os trilhos que serão utilizados pelo trem Rio-Minas eram usados para o transporte de café no século XX, então, quando as operações começarem, viajantes encontrarão uma viagem cheia de história, cultura e paisagens bonitas para apreciar.
Via: Estado de Minas e G1.