Novo teleférico vai ligar alpes italianos aos suíços!
Viajar entre os alpes na fronteira entre a Itália e a Suíça vai ficar bem mais fácil em breve! O majestoso pico nevado Matterhorn vai receber um teleférico para transportar passageiros do lado italiano ao suíço, e vice-versa.
Até então, só é possível esquiar de Zermatt, cidade resort da Suíça, para a vizinha Breuil-Cervinia, na Itália. Logo, a travessia entre os destinos acontece apenas no inverno europeu, quando há neve o suficiente para esquiar com tranquilidade.
Com a construção do teleférico, será possível se deslocar de um ponto ao outro sem equipamentos de esqui.
O novo meio de transporte deve ser entregue na primavera europeia. Ele conectará a estação italiana Testa Grigia, a 3.458 metros de altitude, até a estação suíça Klein Matterhorn, a 3.821 metros. No total, o percurso terá 1,6 quilômetros.
Os bondes do teleférico terão capacidade para transportar 1.300 pessoas por hora. A empresa fabricante dos teleféricos, Leitner, compartilhou que eles conseguem atingir uma velocidade de 7,5 metros por segundo. Estima-se que a viagem dure cerca de uma hora.
As cabines terão espaço para 28 passageiros sentados e sete em pé. Algumas contarão, ainda, com piso de vidro para que passageiros possam apreciar a beleza dos vales italianos e suíços do topo!
A obra deve custar 45 milhões de francos, ou mais de R$ 250 milhões na cotação de hoje.
Matterhorn Alpine Crossing
A construção do teleférico integra o projeto chamado Matterhorn Alpine Crossing. A sua primeira fase se iniciou na temporada de 2018, ligando a estação Trockener Steg, também no vale suíço em Zermatt, até a estação de Klein Matterhorn. A linha conta com 25 cabines.
Via: Zermatt.ch.