Com boa parte da população em isolamento e os casos do novo coronavírus chegando a 650 (atualizado às 10h37) infectados, o Promoção Relâmpago Passagens trouxe dicas sobre o que fazer em casa para se manter ocupado durante este período.
Embora muitas pessoas vão continuar trabalhando de casa durante o mesmo horário do expediente, as demais horas do dia ainda ficarão ociosas. Enquanto todos aguardam a normalidade para retomar os compromissos diários e viajar com segurança, procure se manter ocupado dentro de casa.
Foram registrados diversos casos de pessoas aproveitando a praia durante a quarenta, confundindo a situação com um período de férias ou recesso. É preciso ter consciência e responsabilidade, pois não é apenas a saúde individual que está em jogo, mas de toda a população brasileira.
Dicas sobre o que fazer em casa
#01 Aproveite os cursos grátis
Muitas plataformas estão disponibilizando cursos gratuitos por um período de até 60 dias. Por que não usar o tempo de ócio para aprender e se profissionalizar? São múltiplas áreas abordadas para que você se torne um profissional ainda mais atualizado.
Confira abaixo a lista de sites:
- Harvard: + de 100 cursos
- Udemy: + de 1.000 cursos
- FGV: 55 cursos
- Senai: 12 cursos
- Slash Education: 4 cursos
#02 Coloque as séries e filmes em dia
Com a correria do dia a dia, ficamos para trás em muitas novidades dos serviços de streamings. Assinantes podem aproveitar para colocar todas as pendências em dia e se distrair um pouco das notícias negativas sobre o coronavírus.
É muito, muito importante se manter atualizado para a sua segurança e saúde bem como a do próximo. No entanto, encher a cabeça apenas com negatividade é prejudicial para a saúde-mental. Após ter tomado as providências para manter-se protegido, relaxe por alguns horas diante da TV.
Até o momento, o serviço gratuito de streaming da Netflix não está disponível no Brasil. Já a Globo Play disponibilizou parte do seu catálogo para não-assinantes. Outras plataformas de streaming disponíveis mediante assinatura são: Amazon Prime, Telecine Play e HBO Go.
#03 Aprenda um novo idioma
É claro que não é totalmente possível aprender um idioma completo durante o período de quarentena, porém, é bom para começar e pegar tanto o hábito quanto o gosto pelo estudo de determinada língua. Você também pode focar apenas em aprender o básico para melhorar a comunicação em viagens internacionais!
Alguns sites gratuitos para ajudá-lo a atingir este objetivo são: Duolingo, Memrise e Busuu.
#04 Se exercite
Os exercícios físicos trazem dezenas de benefícios para o nosso corpo e mente. Além de aumentar a resistência física, a prática libera os hormônios da felicidade, extremamente necessários para enfrentar um período delicado como este.
Fazer exercícios físicos regularmente também previne muitas doenças, como a diabetes e a hipertensão, e diminui as chances de contrair resfriados. Resumindo, juntamente com uma alimentação balanceada, é uma ótima maneira de manter o sistema imunológico forte!
Com as academias fechadas em muitos municípios brasileiros, você pode se exercitar com o auxílio de canais no Youtube voltados para atividades físicas e emagrecimento.
#05 Cuide da sua saúde mental
É fácil se deixar levar pela maratona de notícias que está sendo feita pela imprensa. Agora, no entanto, não é hora para entrar em pânico. Para seguir as orientações do Ministério da Saúde e evitar a contaminação, é preciso manter a calma.
Diversos relatos de supermercados lotados, prateleiras vazias, álcool em gel esgotado e desrespeito a quarentena circularam pelas redes sociais nas últimas semanas. Comportamentos como este não são necessários. Na verdade, apenas alimentam a histeria e geram caos desnecessário.
Algumas dicas para cuidar da saúde mental neste tempo são:
- Consuma notícias na medida certa.
- Reserve um tempo para descansar a mente dos estímulos e conversas sobre o novo coronavírus.
- Fique com sua família.
- Se estiver longe, mantenha contato por Skype com amigos e familiares.
- Cuide da sua saúde comendo alimentos saudáveis.
(Atualizações feitas em 20/03 às 10h37).