Onças-pintadas são avistadas no Parque Nacional do Iguaçu; confira o vídeo!
Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu tiveram o prazer de avistar duas onças-pintadas na estrada que dá acesso às Cataratas do Iguaçu, um dos atrativos mais famosos de Foz do Iguaçu!
O vídeo dos animais foi gravado durante passeio no último domingo (1º) pela visitante Simone Ribas. Ela contou ao H2FOZ que fez o registro quando percorria o trajeto de retorno à entrada do atrativo. “Acho que era o meu dia”, contou ela nas redes sociais.
Avistaron dos Yaguaretes en #Cataratas 🇧🇷
— JonatanMartinezok (@Jonatannok) January 2, 2023
Fueron vistos cerca del km 29 dentro del Parque Nacional en Foz de Iguazú pic.twitter.com/mLqcyH0k7b
No vídeo, dá para ver a onça fêmea Angá ao lado de um filhote, cuja idade estimada é entre 9 e 11 meses. Há alguns meses, a dupla já tinha sido gravada por câmeras do sistema de monitoramento da atração turística, o qual possibilita acompanhar a movimentação da população dos felinos no interior do parque nacional.
- Confira ainda! Viagem feriado de Páscoa 2023: para onde viajar? 7 destinos!
Pesquisadores de projetos de preservação, como o Onças do Iguaçu e o Red Yaguareté, situado no lado argentino das Cataratas do Iguaçu, acompanham o vai-e-vem das onças que habitam a unidade de conservação. Algumas são monitoradas com colares que mostram a sua posição em tempo real.
- Viu isso!? 8 hotéis e resorts para se hospedar em 2023
Circulação de onças-pintadas e animais no Parque Nacional do Iguaçu
Segundo o ICMBio, diversos animais circulam pelas passarelas, rodovias de acesso aos mirantes, espaços públicos do parque nacional, como restaurantes e lojas, e as trilhas localizadas dentro da mata.
É comum avistar quatis e uma diversidade de espécies de aves perto de espaços públicos e das passarelas que compõem o passeio a pé para observar as quedas d’água. Não é recomendado alimentá-los, embora muitos visitantes ainda o façam.
Para avistar os demais animais, como os grandes felinos, é preciso de um pouquinho de sorte, uma vez eles que não têm o costume de se aproximar das áreas mais movimentadas do parque. Entre esses animais estão jararacas, macacos, veados, jacarés-do-papo-amarelo, tamanduás, tatus, roedores e antas.
- Confira também! Férias de Julho 2023: 7 destinos para viajar com crianças
A circulação das onças e do restante dos animais não representa perigo aos visitantes que passeiam pelas trilhas. Caso um deles seja avistado na rodovia de acesso, os motoristas devem reduzir a velocidade de seus veículos e aguardar a passagem do animal pela via até que ele retorne para a mata.
Via: H2FOZ.