Onda de calor extremo pode elevar temperaturas até 45ºC; veja como se proteger!
Nos próximos dias, uma massa de ar excepcionalmente quente passará pelo Brasil, elevando as temperaturas de várias regiões do país. Os termômetros podem marcar entre 40ºC e 45ºC, segundo o MetSul.
O calor atípico deverá afetar os seguintes estados: Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão.
Residentes dos estados mencionados devem ficar atentos para a elevação da temperatura, que deve começar a subir rapidamente a partir da próxima quarta-feira (20). O fim de semana deve ser de intenso calor, com registros iguais ou superiores a 40ºC.
Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem ser os estados mais afetados, mas a cidade de São Paulo também deve bater recordes de calor.
As ondas de colar funcionam da seguinte maneira: uma bolha de calor forma uma espécie de domo sobre uma localidade. As chamadas áreas de alta pressão dentro da cúpula de calor comprimem o ar no solo, aquecendo colunas de ar.
A alta pressão também dissipa a cobertura de nuvens, permitindo que os raios solares atinjam o solo sem obstáculos. Logo, o calor aumenta.
Como se cuidar durante a onda de colar extremo?
A hidratação deve ser a principal preocupação. É preciso ingerir bastante água para suportar o calor e as sensações térmicas elevadas. Da mesma forma, é ideal permanecer em ambientes frescos ou priorizar sombras. Em caso de desconforto, o descanso e hidratação devem ser imediatos.
Usar protetor solar é outra dica, principalmente para quem trabalha em ambientes abertos ou tem contato constante com raios solares através de janelas.
A casa deve ser mantida fresca com ventiladores ou ar-condicionado. As cortinas, persianas e portas também devem permanecer fechadas para evitar que a luz solar direta aqueça o interior da residência. Quem não tem ar-condicionado pode recorrer ao banho gelado ou permanecer em ambientes climatizados nos piores períodos do dia.
Para quem gosta de se exercitar, usar roupas frescas e evitar a prática de atividades físicas intensas ao ar livre são medidas que preservam a saúde durante uma onda de calor.
Entre os sintomas de insolação estão tontura, náuseas, coração acelerado, pele avermelhada, sensação de cansaço e corpo quente. Em caso de mal-estar, não hesite em procurar ajuda médica.