Onda de calor extremo pode elevar temperaturas até 45ºC; veja como se proteger!

Nos próximos dias, uma massa de ar excepcionalmente quente passará pelo Brasil, elevando as temperaturas de várias regiões do país. Os termômetros podem marcar entre 40ºC e 45ºC, segundo o MetSul.

O calor atípico deverá afetar os seguintes estados: Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão.

Residentes dos estados mencionados devem ficar atentos para a elevação da temperatura, que deve começar a subir rapidamente a partir da próxima quarta-feira (20). O fim de semana deve ser de intenso calor, com registros iguais ou superiores a 40ºC.

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem ser os estados mais afetados, mas a cidade de São Paulo também deve bater recordes de calor.

As ondas de colar funcionam da seguinte maneira: uma bolha de calor forma uma espécie de domo sobre uma localidade. As chamadas áreas de alta pressão dentro da cúpula de calor comprimem o ar no solo, aquecendo colunas de ar.

A alta pressão também dissipa a cobertura de nuvens, permitindo que os raios solares atinjam o solo sem obstáculos. Logo, o calor aumenta.

Como se cuidar durante a onda de colar extremo?

A hidratação deve ser a principal preocupação. É preciso ingerir bastante água para suportar o calor e as sensações térmicas elevadas. Da mesma forma, é ideal permanecer em ambientes frescos ou priorizar sombras. Em caso de desconforto, o descanso e hidratação devem ser imediatos.

Usar protetor solar é outra dica, principalmente para quem trabalha em ambientes abertos ou tem contato constante com raios solares através de janelas.

A casa deve ser mantida fresca com ventiladores ou ar-condicionado. As cortinas, persianas e portas também devem permanecer fechadas para evitar que a luz solar direta aqueça o interior da residência. Quem não tem ar-condicionado pode recorrer ao banho gelado ou permanecer em ambientes climatizados nos piores períodos do dia.

Para quem gosta de se exercitar, usar roupas frescas e evitar a prática de atividades físicas intensas ao ar livre são medidas que preservam a saúde durante uma onda de calor.

Entre os sintomas de insolação estão tontura, náuseas, coração acelerado, pele avermelhada, sensação de cansaço e corpo quente. Em caso de mal-estar, não hesite em procurar ajuda médica.

Leia também
Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…

Regras de bagagem: entenda as mudanças feitas pela GOL e LATAM

A GOL e LATAM recentemente realizaram alterações nas suas políticas de bagagem. As mudanças impactam…

Serra Gaúcha ganhará novo aeroporto mais perto de Gramado

Viajar para Gramado vai ficar mais fácil! Mas, calma, viajantes ainda vão ter que esperar…