Onde fazer intercâmbio barato em 2023?

Fazer intercâmbio é o sonho de muitos viajantes. Passar um período no exterior, estudando ou trabalhando enquanto viaja, é uma experiência única e enriquecedora. Viajantes levam as memórias calorosas feitas na viagem consigo para todo o sempre. Mas, com o dólar em alta, como realizar o sonho do intercâmbio?

Intercâmbio barato em 2023?

Quando se pensa em intercâmbio, os primeiros gastos a serem pensados são as passagens aéreas, a hospedagem e o visto, além da moeda utilizada no país e o custo de vida do destino desejado. Afinal, não é somente porque a moeda é mais acessível do que em outros países que viajantes não terão grandes despesas no local.

Depois, é preciso pensar no custo do programa de intercâmbio em si. São várias as modalidades de intercâmbio, desde viagens de trabalho, estudo e junção de estudo + trabalho. Para definir qual é a melhor para você, é preciso fazer uma autoanálise das suas condições financeiras e disponibilidade de tempo.

Para ajudar nessa decisão, separamos algumas informações bacanas sobre intercâmbios de estudo e trabalho que podem tornar a experiência no exterior mais barata.

Intercâmbio de estudo

Em alguns casos, intercâmbios de longa duração são mais baratos do que de curta duração porque as escolas de idioma no exterior geralmente cobram um valor semanal pelo curso. O preço unitário diminui à medida que mais semanas de aula são escolhidas.

Países como a Espanha, a Inglaterra e a Malta não requerem visto de estudante para cursos de até 12 meses. Logo, viajantes não têm o custo adicional do visto para estudar nesses locais, o que acaba barateando o valor total da viagem.

Já em países como a Austrália, a Irlanda e a Nova Zelândia, estudantes podem trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Ambos os turnos são de meio período. Os gastos com alimentação, transporte e viagens domésticas podem ser cobertos com a remuneração do trabalho.

E essa condição não é somente válida para cursos de idioma de longa duração! Quem tem interesse em fazer um curso técnico, graduação ou pós-graduação nesses países, também pode trabalhar e estudar para ajudar nas despesas.

Intercâmbio de trabalho

Uma das vantagens dos intercâmbios de trabalho é justamente a possibilidade de ganhar dinheiro enquanto reside no exterior, auxiliando, assim, nas despesas do programa.

Uma modalidade de intercâmbio de trabalho bastante comum é o Work and Travel, que permite que o intercambista trabalhe três meses e viaje durante um mês inteiro no país. Os Estados Unidos são um dos destinos mais populares para esse tipo de intercâmbio. Alguns locais comuns de trabalho são a Disney, estações de esqui, parques aquáticos, parques de diversões, hotéis e resorts.

Para participar do Work and Travel, é preciso estar estudando, seja na graduação ou pós-graduação (mestrado e doutorado) e ter até 30 anos.  

O Au Pair, intercâmbio voltado para o cuidado de crianças em residências de locais, é outra opção. Entretanto, esse tipo de programa geralmente apenas aceita mulheres e é necessário ter cerca de 200 horas de experiência com crianças. Enquanto cuidam das crianças, viajantes podem fazer um curso de idioma.

O Au Pair é um dos intercâmbios com maior abrangência de destinos! Intercambistas podem trabalhar de babá na França, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, entre outros.

Leia também
Atenção, viajantes! Parque Nacional de Jericoacoara passará a cobrar ingressos

A partir de dezembro deste ano, no início da temporada de verão, visitar Jericoacoara vai…

Boa notícia! Declaração de bagagens internacionais fica mais fácil — confira mudanças

Declarar bagagens de uma viagem internacional ficou mais fácil para viajantes! A Receita Federal apresentou…

Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…

Sair da versão mobile