Onde ficar em Santiago – Chile | Bairros, com crianças, ver neve e mais

santiago capa

Santiago, a capital do Chile, é um dos destinos internacionais mais procurados por viajantes brasileiros ao lado de Buenos Aires, a capital da Argentina.

A proximidade do país andino com o Brasil, o câmbio favorável e a familiaridade do idioma são alguns dos aspectos que tornam a viagem à Santiago tão atraente.

E, é claro, as paisagens naturais, formadas por montanhas, vinhedos e lagos de coloração intensa, também contribuem para a decisão de visitar o país.

A temporada de inverno, sobretudo, chama a tenção pela possibilidade de ver neve perto de Santiago e praticar esportes de inverno, como esqui e snowboard.

Pensando nisso, montamos um guia de “onde ficar em Santiago” com dicas de hotéis, pousadas e resorts para curtir tudo o que a cidade e os seus arredores têm para oferecer.

Onde ficar em Santiago com crianças

Santiago
Santiago – Chile

Santiago oferece muitas regiões bacanas para viajar com crianças. Separamos, a seguir, algumas opções de locais para a hospedagem.

  • Las Condes: essa região apresenta boa estrutura para atender às necessidades de famílias, como shoppings e restaurantes, e segurança para passear. Um dos muitos espaços verdes do local é o Parque Araucano, o qual conta com playgrounds, quadras esportivas, pista para caminhada e mais.
  • Providencia: por ser uma região central, com boa conexão com o metrô, é uma opção cômoda para viajar com crianças. Um dos pontos turísticos mais populares de Santiago, o Cerro San Cristóbal, famoso por seus teleféricos, pode ser facilmente acessado por ele.
  • Vitacura: esse bairro residencial conta com várias opções de parques e montes para passeios ao ar livre. Fica pertinho do Parque Natural San Carlos de Apoquindo, mas não recomendamos visitá-lo com crianças muito pequenas. Nesse caso, o Parque Bicentenário pode ser uma opção mais interessante.
  • Farellones: para o inverno, essa pequena vila nos Andes é ideal para se hospedar com crianças! Trata-se de uma alternativa mais acessível para praticar esportes de inverno. A estação de esqui do local conta com pistas para todas as idades e níveis de habilidade, além de confortáveis chalés de madeira.

Os melhores bairros para se hospedar em Santiago

O melhor bairro para se hospedar em Santiago depende muito do tipo de viagem que o viajante pretende fazer.

A intenção é conhecer as vinícolas nos arredores da capital ou focar nos pontos turísticos mais importantes, ou, ainda, conhecer as montanhas e lagos da região?

Santiago possui muitos bairros interessantes, convenientes e bonitos, portanto, é recomendável que viajantes pensam bem no propósito da viagem para fazer uma boa escolha de hospedagem.

Para ajudar nessa tarefa, separamos, abaixo, os melhores bairros para se hospedar na capital chilena.

  • Providencia: uma região bem conectada, costuma ser a escolha de viajantes que nunca pisaram em Santiago. Por ser segura e apresentar fácil acesso ao transporte público, muitos turistas preferem ficar em Providencia para uma primeira exploração do destino.
  • Lastarria: esse pequeno e charmoso bairro é conhecido por ter uma vida noturna movimentada, além de conexão com a arte. Os cafés e galerias de arte compõem a atmosfera boêmia dessa região mais descontraída da cidade.
  • Bellavista: outro bairro famoso por sua vida noturna é o Bellavista. Recheado de bares, restaurantes e casas noturnas, costuma estar entre as opções preferidas de viajantes jovens.
  • Centro Histórico: o coração de Santiago! Para quem nunca visitou a capital chilena, vale a pena ficar hospedado no centro histórico, onde estão localizados muitos pontos turísticos, museus e comércio conveniente.
  • Las Condes: conhecida como uma das regiões mais sofisticadas da cidade, Las Condes dispõe de um leque de shoppings, cafés e restaurantes chiques. Os hotéis mais confortáveis e luxuosos da cidade ficam nessa região.

Onde ficar em Santiago para ver neve, esquiar e curtir o inverno

Um dos maiores pontos positivos de viajar para Santiago é, sem dúvidas, a neve! A temporada de inverno vai de junho a setembro. E, dependendo das condições do clima de cada ano, viajantes podem encontrar mais ou menos neve no país andino.

As estações de esqui estão localizadas em pequenas aldeias ou vilas, onde viajantes encontram tudo o que precisam: aluguel de equipamentos, aulas de esqui ou snowboard, hotéis e chalés e, é claro, muitas opções de pistas para aproveitar a neve!

Então, independentemente da escolha da estação, viajantes sempre terão à disposição hospedagem, alimentação e suporte para praticar esportes ou somente brincar na neve.

Para aproveitar tudo o que essa época tem a oferecer, é recomendado que viajantes escolham locais que ofereçam fácil acesso às estações de esqui.

Confira, abaixo, as melhores opções de hospedagem para ver neve, esquiar e curtir o inverno em Santiago.

Valle Nevado

Valle Nevado
Foto: Jimmy Baikovicius via Wikipédia.

Certamente, o Valle Nevado é a estação de esqui mais conhecida do Chile. Pelo menos, para brasileiros. Localizada a 60 km da capital chilena, é para onde a maioria dos esquiadores e entusiastas do snowboard vão para praticar o esporte.

Entretanto, o Valle Nevado está entre as estações de esqui mais caras do Chile, especialmente durante a alta temporada.

Farellones

Farellones
Foto: Juankbmw via Wikipédia.

Farellones, como mencionado, é uma opção mais acessível para famílias com crianças aproveitarem a neve. Trata-se de uma pequena vila onde se pode esquiar ou praticar snowboard com tranquilidade segundo o nível de experiência.

La Parva

la parva
Foto: Alfredo Cofré via Wikipédia.

Localizada a 50 km de Santiago, esta estação de esqui possui vistas deslumbrantes para paisagens nevadas.

La Parva também costuma apresentar boas condições de neve para a prática de esportes. De acordo com viajantes, é um ambiente mais tranquilo, ideal para quem quer fugir da muvuca comum ao Valle Nevado. Além disso, os seus preços são considerados mais acessíveis para viajantes.

El Colorado

El Colorado
Foto: Alfredo Cofré via Wikipédia.

El Colorado fica a cerca de 40 km de Santiago. Por contar com diversas pistas de neve, também é indicada para viagens em família, ou em grupo de amigos. O local está entre as estações de esqui mais baratas do Chile.

Santiago

Hospedar-se na cidade e fazer o deslocamento até as estações de esqui é, ao contrário do que se pensa, muito comum!

Muitos hotéis oferecem pacotes e excursões para as montanhas, por isso, não é difícil encontrar uma opção de transfer para a estação de esqui desejada. A viagem para as montanhas pode durar até 1h30, dependendo do destino final.

Para quem planeja conhecer os atrativos turísticos da capital e, ainda, aproveitar a neve nas montanhas, essa costuma ser a opção mais adequada.

Las Condes ou Providencia: qual a melhor região para ficar em Santiago?

Muitos viajantes ficam em dúvida entre a hospedagem em Las Condes e Providência quando pensam em viajar para Santiago. Isso porque ambas as regiões são interessantes, movimentadas e populares entre turistas.

Então, como escolher a melhor região para ficar em Santiago? Discorremos, abaixo, um pouco mais sobre cada local.

Entretanto, tenha em mente que a melhor opção depende, acima de tudo, das necessidades e objetivos de viagem de cada viajante. As preferências pessoais, como ambientes mais tranquilos ou badalados, influenciam muito na decisão de hospedagem.

Las Condes

Las Condes
Foto: Deensel via Wikipédia.

Por se tratar do centro financeiro da capital, a região de Las Condes é bem movimentada e moderna, além de abrigar grandes marcas, hotéis de luxo e shoppings de alto padrão. Trata-se de uma área moderna e com excelente infraestrutura, composta por avenidas largas e arborizadas.

É uma região mais cara em comparação a outras partes da cidade, além de ficar distante de atrações históricas que costumam compor o itinerário de viagem dos viajantes.

Providencia

Foto: user:penarc via Wikipédia.

Para quem gosta de fazer turismo a pé ou tem a facilidade de deslocamento como critério para definir a sua hospedagem, Providencia é, sem dúvidas, a melhor escolha.

Trata-se de uma região central com fácil acesso ao metrô e atrativos turísticos diversos, possibilitando que o viajante economize no transporte.

Sendo assim, Providencia é a ideal para quem busca uma maior diversidade de hotéis, maior conectividade entre os bairros de Santiago e preços mais acessíveis em restaurantes, bares e lojas.

Onde não se hospedar em Santiago

bairro brasil
Bairro Brasil – Foto: Michael Paul Stevens via Wikipédia.

Quer saber onde não se hospedar em Santiago?

Existem alguns bairros considerados menos seguros, principalmente para quem não conhece a cidade, ou com poucas opções de lazer, o que não caracteriza uma boa viagem internacional.

Confira, abaixo, quais regiões de Santiago evitar em uma viagem ao destino chileno:

  • Bairro Brasil: apesar do seu charme histórico, o Bairro Brasil é conhecido por seus problemas de segurança, especialmente no período noturno. Outra questão é a falta de infraestrutura turística, com ausência de lojas de souvenir, restaurantes e bares bacanas.
  • Estácion Central: trata-se da região ao redor da estação de trem, por isso, é barulhenta e movimentada. Logo, não costuma ser uma boa escolha de hospedagem. Por receber uma grande quantidade de pessoas, os casos de furtos são mais comuns, principalmente à noite.
  • Pajaritos: por ser uma área residencial e comercial de Santiago, não é muito interessante para turistas. Embora tenha boa infraestrutura, com múltiplas lojas e hotéis, é um bairro “de passagem”. Ou seja, turistas costumam se hospedar lá para se deslocarem para o aeroporto com mais facilidade.
  • Bairro San Pablo: outro bairro que conta com problemas de segurança é San Pablo. Da mesma forma, não possui pontos turísticos atraentes para quem é de fora. Assim, viajantes não têm muito o que explorar na região.

Os melhores hotéis baratos para ficar em Santiago

Enfim, separamos, nesta seção do post, os melhores hotéis baratos para ficar em Santiago! Também incluímos hostels e apartamentos ou casas de anfitriões.

La Casona

Localização: Providência.
Avaliação: 9,7.
Café da manhã: não.
Comodidades: banheira, vista para o jardim, varanda térrea, jardim, aquecimento e mais.
Link: Aqui.

Hotel Universitário

Localização: Centro.
Avaliação: 9,0.
Café da manhã: sim.
Comodidades: aquecimento, mesa de trabalho, serviço de quarto e mais.
Link: Aqui.

Hostel Boutique Merced 88

Localização: Lastarria.
Avaliação: 8,7.
Café da manhã: sim.
Comodidades: música ao vivo, passeios a pé, passeios de bicicleta, bilhar, salão de jogos, aquecimento, terraço ao ar livre, vista da cidade, academia e mais.
Link: Aqui.

Pariwana Hostel Santiago

Localização: Bellavista.
Avaliação: 8,6.
Café da manhã: não.
Comodidades: lavanderia, terraço coberto, jardim, entretenimento à noite, pingue-pongue, salão de jogos, serviço de transfer e mais.
Link: Aqui.

Hotel Voila Londres

Localização: Centro.
Avaliação: 8,0.
Café da manhã: sim.
Comodidades: serviço de transfer, lavanderia, depósito de bagagens, serviço de quarto, aquecimento, banheira e mais.
Link: Aqui.

O Departamento

Localização: Bellavista.
Avaliação: 7,7.
Café da manhã: não.
Comodidades: aquecimento, banheira, apartamento inteiro e mais.
Link: Aqui.

Os melhores hotéis de Santiago nada baratos

Em contrapartida, separamos esta seção para os melhores hotéis nada baratos de Santiago. Também incluímos hostels “de luxo”.

Hotel Eco Boutique Bidasoa

Localização: Vitacura.
Avaliação: 9,3.
Café da manhã: sim.
Comodidades: aluguel de bicicletas, equitação, pesca, campo de golfe, trilhas a pé, vista da montanha, manobrista, bar, cardápio para dietas especiais, canoagem e mais.
Link: Aqui.

The Singular Santiago

Localização: Lastarria.
Avaliação: 9,0.
Café da manhã: sim.
Comodidades: sauna, SPA, jacuzzi, piscina ao ar livre, serviço de transfer gratuito, terraço coberto, passeios culturais, academia, bar molhado, piscina na cobertura e mais.
Link: Aqui.

Happy House Hostel

Happy House Hostel

Localização: Centro.
Avaliação: 8,1.
Café da manhã: Sim.
Comodidades: piscina ao ar livre, churrasqueira, terraço coberto, transfer para o aeroporto e mais.
Link: Aqui.

Hostal Forestal

Hostal Forestal

Localização: Lastarria.
Avaliação: 8,4.
Café da manhã: sim.
Comodidades: lavanderia, transfer para o aeroport, churrasqueira, terraço coberto e mais.
Link: Aqui.

Park Plaza Bonaparte Boutique

Park Plaza Bonaparte Boutique

Localização: Providência.
Avaliação: 8,2.
Café da manhã: sim.
Comodidades: banheira, espreguiçadeiras de praia, piscina ao ar livre (sazonal), aquecimento, terraço coberto, jardim e mais.
Link: Aqui.

Icon Hotel

Localização: Las Condes.
Avaliação: 8,2.
Café da manhã: sim.
Comodidades: piscina ao ar livre, piscina climatizada, piscina na cobertura, SPA, academia, sauna, happy hour, jantares temáticos, casa noturna, transfer para o aeroporto, terraço coberto e mais.
Link: Aqui.

Os melhores hotéis de Santiago para ver neve

Departamento Valle Nevado

Localização: Valle Nevado.
Avaliação: 9,0.
Café da manhã: sim.
Comodidades: serviço de transfer, SPA, acesso à pista de esqui, escola de esqui, aluguel de equipamentos de esqui, acessibilidade, vista da montanha, jacuzzi e mais.
Link: Aqui.

Refúgio Atreyu

Localização: Los Maitenes Altos.
Avaliação: 8,9.
Café da manhã: sim.
Comodidades: SPA, jacuzzi, piscina aquecida, trilhas a pé, aquecimento, churrasqueira, terraço coberto, jardim, transfer para o aeroporto e mais.
Link: Aqui.

Gran Parador SKI In SKI Out

Localização: El Colorado.
Avaliação: 9,0.
Café da manhã: sim.
Comodidades: vista da cidade, vista da montanha, jacuzzi, aquecimento, entrada privativa, piscina privativa, varanda e acessibilidade.
Link: Aqui.

Hostal Boutique Cumbres

Localização: Farellones.
Avaliação: 8,1.
Café da manhã: sim.
Comodidades: banheira, jacuzzi, trilhas a pé, acesso à pista de esqui, escola de esqui, churrasqueira, terraço coberto e mais.
Link: Aqui.

Hotel HF

Localização: Farellones.
Avaliação: 7,3.
Café da manhã: sim.
Comodidades: serviço de transfer, almoço para viagem, bar, cardápios para dietas especiais, acesso à pista de esqui, aluguel de equipamento de esqui, terraço coberto e mais.
Link: Aqui.

Como decidir onde ficar em Santiago?

Já mencionados diversas vezes a importância de decidir o objetivo da viagem para Santiago. Com os pontos turísticos e as experiências de viagem em mente, viajantes conseguem definir com maior precisão onde se hospedar na capital chilena.

O perfil de cada viajante também é um fator importante, uma vez que dita os ambientes considerados mais agradáveis e menos agradáveis para uma hospedagem.

Este post possui a intenção de reunir o maior número possível de informações e dicas de hotéis para que viajantes possam tomar uma decisão mais consciente e, assim, aproveitar a sua viagem sem preocupações!

Leia também
Resort Santa Catarina: 11 melhores resorts all inclusive para as férias

Procurando um belo resort em Santa Catarina? Então, este post com recomendações de hospedagem é…

Resort no Paraná: 14 melhores resorts para passar as férias

Quer curtir as férias no Paraná? Por que não se hospedar em um belo resort…

Resort em São Paulo all inclusive: 12 melhores resorts de SP

O estado de São Paulo dispõe de um bom repertório de resorts all inclusive, com…