Ônibus de “Na Natureza Selvagem” ganha novo lar em museu do Alasca
O ônibus 142 do filme “Na Natureza Selvagem”, que foi removido do Parque Nacional Denali, no Alasca, no mês de junho, ganhará uma nova casa: o Museu do Norte da Universidade do Alasca, em Fairbanks.
Localizado a duas horas de distância do local de onde foi retirado, o museu foi escolhido pelo Departamento de Recursos Naturais do Alasca, nos Estados Unidos. O veículo fará parte da exposição regular da instituição.
O Museu do Norte da Universidade do Alasca foi o que melhor atendeu as exigências de infraestrutura do Departamento, garantindo a preservação do ônibus de valor histórico e cultural. Ainda assim, ele continuará na posse do Departamento e poderá sair em exposições pelo país.
Além da história de Chris McCandless, o americano que se refugiu dentro do veículo em 1992 enquanto fugia da sociedade moderna e consumista, a história das pessoas que se arriscaram para chegar até ele também será preservada.
Remoção de um símbolo histórico
O ônibus atraía viajantes de diversos países. Eles percorriam o caminho feito por Chris McCandless. Porém, muitos se machucavam e alguns aventureiros perderam a vida devido a acidentes durante o percurso. Em fevereiro de 2019, por exemplo, cinco alpinistas italianos foram resgatados por tropas estaduais do Alasca. Um deles estava com hipotermia.
A Guarda Nacional americana informou que a situação estava se tornando uma questão de segurança pública. Por conta disso, o ônibus precisou ser retirado do Parque Nacional Denali. Embora seja um símbolo de liberdade para muitos viajantes, o caminho até ele apresentava grandes riscos à vida.
O ator Emile Hirsch, que interpretou Chris na adaptação cinematográfica, chegou a oferecer o quintal de casa como estacionamento para o ônibus. Ele temia que fosse destruído caso nenhuma instituição fosse escolhida para recebê-lo. Felizmente, o Museu do Norte da Universidade do Alasca foi selecionado!
Assista o vídeo da remoção do ônibus: