De 29ª para 41ª: Brasil desaba no ranking de países mais felizes do mundo

O Brasil caiu 12 posições no ranking de países mais felizes do mundo, determinado pelo World Happiness Report (WHR). O estudo coletou dados referentes à 2020 para mensurar o impacto da pandemia de COVID-19 ao redor do mundo.

Em 2019, o Brasil estava na 29ª posição em um ranking formado por 95 países. Em 2020, ele caiu para o 41º lugar. O WHR também reportou que o Chile está na 38ª posição e o Uruguai na 30ª. Já a Argentina está um pouco mais infeliz que o Brasil, conquistando o 47º lugar.

No resultado médio, de 2018 a 2020, o Brasil recuou seis posições, chegando ao 35º lugar. Este segundo ranking é composto por 149 países.

A Finlândia alcançou o primeiro lugar em ambos os rankings. De fato, diversos países europeus conquistaram posições altas, como a Islândia em 2º lugar, a Dinamarca em 3º, a Suíça em 4º e a Holanda em 5º. O primeiro país da América do Sul a aparecer na lista é a Costa Rica, que ocupa a 16ª posição.

Os Estados Unidos, um dos países que mais sofreu com a pandemia de COVID-19 em 2020, está na 14ª posição do ranking.

Metodologia do WHR

Para fazer o estudo de 2020 especificamente, os pesquisadores decidiram medir a resposta das pessoas a dois fatores específicos: as consequências da COVID-19 na qualidade de vida e a administração da crise sanitária por parte dos governantes.

Segundo o WHR, os países que demonstraram combater melhor a pandemia proporcionaram bons exemplos a outras nações, bem como exibiram ter uma liderança eficaz e capacidade de agir de forma rápida.

Um dos piores efeitos da pandemia identificado pelo estudo foram os dois milhões de mortes causadas pela COVID-19 somente em 2020.

O estudo foi desenvolvido pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, pelo Centro de Pesquisa de Bem-estar da Universidade de Oxford, na Inglaterra, e pelo Programa de Bem-Estar da London School of Economics and Political Science.

Para conferir o estudo clique aqui.

Via: CNN Brasil e O Tempo.

Leia também
Mercado brasileiro impulsiona LATAM a transportar 87,4 milhões de passageiros em 2025

O mercado brasileiro teve papel decisivo no desempenho da LATAM Airlines em 2025. Ao longo…

Brasileiros estão viajando mais para fora do país — e estes destinos lideram os planos para 2026

Mendoza. Viajar para fora do Brasil voltou a ser prioridade para muitos brasileiros. O que…

Mastercard surpreende viajantes com cápsula de descanso gratuita no Aeroporto do Galeão

Quem vai embarcar em voos internacionais pelo Rio de Janeiro em 2026 pode encontrar uma…

Sair da versão mobile