Guia de Destinos

Para onde viajar em 2020: dicas de destinos nacionais e internacionais

2019 foi um ano pra lá de complicado, não é mesmo? Mas 2020 nem começou e já está cheio de promessas para ser um início de década incrível e nada melhor do que inaugurar esse ciclo fazendo a viagem dos sonhos. Para te ajudar a escolher o passeio perfeito, separamos 4 destinos nacionais e internacionais que vão recarregar suas energias.

A “renovação” tem tudo para ser a palavra chave do ano novo, foi pensando nisso que escolhemos roteiros diferenciados, que vão de Jalapão à Capadócia, para que você possa explorar lugares inusitados e aumentar seu repertório de viagens pelo Brasil e o mundo.

Embarque nessa jornada e descubra para onde viajar em 2020.

SURPREENDA-SE! DESTINOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS PARA CONHECER EM 2020

JALAPÃO, TOCANTINS

jalapão tocantisDestino que ficou conhecido por ser indicado como refúgio de amor em uma música do grupo Skank e por servir como locação para a novela Do Outro Lado do Paraíso, o Jalapão é apenas uma das muitas paisagens incríveis do Estado de Tocantins.

Perfeito tanto para os românticos quanto para os aventureiros, o Jalapão mistura retiros exóticos e grutas em meio ao cerrado, onde é possível relaxar nas praias fluviais de águas cristalinas, fazer expedições, trilhas a pé ou de bicicleta e praticar rafting.

Os principais pontos turísticos são a Lagoa do Japonês, que só é possível acessar atravessando uma caverna que dá direto para uma visão paradisíaca; Cachoeira do Formiga, considerada uma das mais belas do Brasil; os Fervedouros da Bela Vista e de Buritis, encantadoras piscinas naturais cercadas por vegetação; Pedra Furada, de onde é possível observar o cerrado sob um magnífico pôr do sol e o Cânion Sussuapara, um ambiente repleto de rochas esculpidas pelas águas que formam cascatas nas fendas, rica vegetação em torno e aves exóticas.

Além da jornada pela natureza, o contato com a cultura local é uma experiência e tanto, principalmente para quem ama artesanato, pois o Jalapão é o berço do capim dourado, famoso material que faz com que qualquer acessório ou utensílio pareça feito de puro ouro.

BONITO, MATO GROSSO DO SUL

bonito

O nome já diz tudo, mas vamos reforçar, Bonito é uma cidade pra lá de encantadora, sendo um dos polos de ecoturismo no Brasil reconhecido mundialmente. Diferente de outras regiões que possuem atrativos similares, Bonito tem uma atmosfera misteriosa e mágica, com belezas escondidas em meio a cavernas cercadas pela Mata Atlântica e uma fauna rica.

Mas o clima de Bonito só parece tranquilo, uma vez que os principais roteiros desse município são feitos para os verdadeiros amantes de esportes radicais, que podem aproveitar a bela paisagem do alto de uma tirolesa, nos circuitos de arvorismo, praticando rapel ou mergulho, boia cross e canoagem nos rios Sucuri, Formoso, Lagoa Misteriosa e nas cachoeiras Serra da Bodoquena, Boca da Onça e Ceita Corê.

Indispensável é a visita na Gruta do Lago Azul, no Abismo Anhumas e no Buraco das Araras, experiência surreal e contemplativa durante a viagem. Após horas de adrenalina e diversão em meio a natureza selvagem, é possível finalizar o dia com aproveitando a culinária e um passeio pelo centro da cidade.

JAVA, INDONÉSIA

java indonésia

A Indonésia é sem dúvida um dos destinos mais cobiçados pelos amantes de viagem, isso porque o país conta com milhares de ilhas fantásticas que mesclam uma atmosfera filosófica e espiritual com paisagens deslumbrantes. Java é a principal delas, não apenas por abrigar a capital Jacarta, mas também por se dividir em províncias que oferecem pluralidade cultural e possuem uma história política e econômica rica, tendo sido palco de grandes impérios e revoluções.

São inúmeras opções de passeios que vão do clima agitado na cidade até retiros em meio a natureza exuberante. O recomendado é que os turistas reservem tempo para conhecer principalmente o Parque Nacional Bromo Tengger Semeru, de onde é possível observar grandiosos vulcões; o Templo Borobudur, um dos monumentos mais majestosos do mundo, com edificações esculpidas e estátuas que transformam o local em um museu a céu aberto, além de retiro espiritual.

Para curtir uma praia deserta e relaxar nas águas de um oceano cristalino em uma ilha paradisíaca, é recomendável conhecer Karimunjawa, com areias brancas, vida animal exótica e um horizonte belíssimo de onde é possível acompanhar o nascer e o pôr do sol, que reflete no azul turquesa do mar. Finalize a jornada em Bandung, cidade que é polo de compras que mistura arte e moda local.

CAPADÓCIA, TURQUIA

turquia

Viajar para a Capadócia é como acordar dentro de um sonho, e não é apenas por poder contemplar o horizonte do Rose Valley repleto de balões coloridos que mais parecem uma pintura, nos quais também é possível realizar um passeio e sobrevoar a paisagem. Existem verdadeiros tesouros escondidos nas ruínas da Capadócia, como Kaimakli e outras cidades subterrâneas com séculos de história e as formações rochosas conhecidas como chaminés de Fadas, em Pasabagi.

Mas a Capadócia surpreende ainda mais pela sua arquitetura rústica e completamente diferente de tudo que já vimos. São igrejas com pinturas majestosas que retratam cenas bíblicas por todas as paredes; cavernas que se transformam em casas, castelos escavados em rochas, como o de Uçhisar, onde é possível explorar seus corredores e ainda subir até o topo para apreciar a vista.

Além dos roteiros tradicionais na Capadócia, destacamos dois pontos na Turquia que você não pode ficar sem conhecer quando estiver por lá; a vila de Mustafapasa, que também se destaca pela sua arquitetura, mas tem pontos super instagramaveis com pinturas coloridas e criativas em meio aos tons marrons da cidade, detalhes simples que encantam e garantem ótimas fotografias.

Para finalizar, é impossível não se espantar com a beleza de Pammukale ou Castelos de Algodão, uma formação calcária de grandes bacias d’água que formam uma cascata azul esverdeada num cenário branco como neve. É de encher os olhos e o coração poder admirar tamanho fenômeno da natureza.

Esses quatro destinos vão te ajudar a começar 2020 conectado com a natureza e completamente renovado para o início de uma nova jornada que promete ser inesquecível e mágica.