Guia de Destinos

Para onde viajar no feriado de Tiradentes 2020: dicas de destinos

Com o feriado de Tiradentes 2020 em uma terça-feira, dá para emendar o fim de semana e fazer uma viagem rápida. Afinal, qualquer dia do ano é o dia perfeito para viajar! Mesmo se você puder aproveitar apenas alguns dias, vale a pena deixar os afazeres momentaneamente e conhecer um pouco mais do país.

Quando é o feriado de Tiradentes 2020? A data cairá no dia 21 de abril, terça-feira.

DICAS DE DESTINOS PARA VIAJAR NO FERIADO DE TIRADENTES 2020

Tiradentes (MG)

Tiradentes MG

A pequenina cidade de Tiradentes, além do nada, na verdade tem pouco a ver com o herói da Inconfidência Mineira. Joaquim José da Silva Xavier foi escolhido para ser homenageado após a Proclamação da República por representar os ideais de liberdade e dignidade deste período histórico.  

Tiradentes hoje é conhecida por ser um dos maiores centros históricos de arte barroca. Tranquila e encantadora, é o retiro perfeito para quem gosta de história, natureza e sossego. Para apreciar a arquitetura local, caminhe pelo Centro Histórico, onde estão localizadas as capelas, igrejas e museus, além de belas casas coloridas.

Salvador (BA)

Salvador BA

Salvador é casa de uma belíssima paisagem urbana. Com edificações barrocas e coloridas, o Centro Histórico é considerado Patrimônio Nacional e Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Comece pelo Largo Terreiro de Jesus, um dos pontos mais movimentados da cidade.

Lá, você encontra a Catedral de Salvador, o Convento e a Igreja de São Francisco, o Museu Afro, museu voltado para as religiões afro-brasileiras, e Casa do Carnaval da Bahia, com esculturas e vídeos que contam a história do Carnaval salvadorense.

Depois, vale a pena visitar o Largo do Pelourinho, repleto de museus, igrejas, restaurantes, bares e lojas de artesanato. Confira a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, igreja em que os negros costumavam frequentar, a Fundação Casa Jorge Amado, bonde se encontra o acervo deste escritor renomado, e o Museu Casa do Benin.

Ouro Preto (MG)

Ouro Preto MG

Ouro Preto é a vizinha de Tiradentes. Se desejar, é possível conhecer ambas as cidades no feriado prolongado. De praxe, as muitas igrejas espalhadas pelo município são pontos turísticos obrigatórios. Além de deslumbrantes, são como museus, contendo pedaços da história de Ouro Preto.

O conhecido artista Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, é um dos grandes nomes presentes nos edifícios, esculturas e pinturas das igrejas.

Um passeio bacana é o tour pelas antigas minas de ouro da Vila Rica, como o município era conhecido antigamente. Os guias contam histórias da época da exploração do ouro pelos europeus e do trabalho escravo nas minas. Procure pela Mina do Chico Rei, Mina Jejê e Mina da Passagem.

São Paulo (SP)

São Paulo SP

Muitos brasileiros sonham em conhecer São Paulo. A capital paulista costuma ser um destino popular entre viajantes iniciantes. Há muito para se ver em São Paulo, mas fique atento à distância dos atrativos para não perder muito tempo no trânsito caótico.

Na tradicional e lotada 25 de março, você encontra os mais variados produtos à venda. O Parque Ibirapuera é como o nova-iorquino Central Park, sendo o parque mais visitado de São Paulo. Não deixe de conhecer a Avenida Paulista, o Museu Assis Chateaubriand e o Mercado Municipal de São Paulo.