Passagens aéreas ficam 10% mais caras em janeiro, segundo IPCA

Avião no aeroporto

As passagens aéreas ficaram 10,42% mais caras no mês de janeiro.

É o que aponta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medidor de inflação do país, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (11).

Registros do mês de janeiro

No geral, o grupo dos Transportes avançou 1,30%, segundo o IBGE, registrando a maior variação positiva na inflação de janeiro. Isso significa que os preços de bens e serviços nessa área subiram.

Além das passagens aéreas, houve aumento no táxi (1,83%) e ônibus urbano (3,84%). Em São Paulo, devido ao reajuste de 4% no valor das passagens, o trem (3%) e o metrô (3%) também ficaram mais caros.

Ainda conforme o IPCA, o preço dos combustíveis registrou um aumento de 0,75% no mês de janeiro. Foi registrada uma alta no etanol (1,82%), óleo diesel (0,97%), gasolina (0,61%) e gás veicular (043%). O valor do combustível impacta diretamente o preço das passagens aéreas.

Alta no preço das passagens aéreas

São diversos os fatores que influenciam o preço das passagens aéreas: oferta e demanda de assentos e voos; custos operacionais; políticas de preços; sazonalidade; e muito mais.

Em períodos de alta no preço das passagens, é recomendável que viajantes façam reservas com antecedência para encontrar as melhores tarifas. As companhias aéreas oferecem tarifas mais baixas para reservas antecipadas.

Já é possível encontrar bons preços cerca de 30 a 45 dias antes do dia selecionado para viajar. Para o exterior, esse período é um pouco mais longo, com antecedência acima de 90 dias.

Via: Metrópoles.

Leia também
Novas regras de diárias em hotéis entram em vigor no Brasil

Quem tem viagem marcada precisa ficar atento. Entraram em vigor novas regras que padronizam o…

Greves na Europa podem afetar voos no Natal e Ano Novo; veja países e datas

Quem tem viagem marcada para a Europa no fim de 2025 precisa ficar atento. Greves…

Aeroporto do Galeão será leiloado novamente em 2026; entenda o que muda

O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão – GIG), no Rio de Janeiro, deverá passar por…