![Avião no aeroporto](https://promocaorelampagopassagens.com/wp-content/uploads/2023/11/aviao-no-aeroporto.jpg)
As passagens aéreas ficaram 10,42% mais caras no mês de janeiro.
É o que aponta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medidor de inflação do país, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (11).
Registros do mês de janeiro
No geral, o grupo dos Transportes avançou 1,30%, segundo o IBGE, registrando a maior variação positiva na inflação de janeiro. Isso significa que os preços de bens e serviços nessa área subiram.
Além das passagens aéreas, houve aumento no táxi (1,83%) e ônibus urbano (3,84%). Em São Paulo, devido ao reajuste de 4% no valor das passagens, o trem (3%) e o metrô (3%) também ficaram mais caros.
Ainda conforme o IPCA, o preço dos combustíveis registrou um aumento de 0,75% no mês de janeiro. Foi registrada uma alta no etanol (1,82%), óleo diesel (0,97%), gasolina (0,61%) e gás veicular (043%). O valor do combustível impacta diretamente o preço das passagens aéreas.
Alta no preço das passagens aéreas
São diversos os fatores que influenciam o preço das passagens aéreas: oferta e demanda de assentos e voos; custos operacionais; políticas de preços; sazonalidade; e muito mais.
Em períodos de alta no preço das passagens, é recomendável que viajantes façam reservas com antecedência para encontrar as melhores tarifas. As companhias aéreas oferecem tarifas mais baixas para reservas antecipadas.
Já é possível encontrar bons preços cerca de 30 a 45 dias antes do dia selecionado para viajar. Para o exterior, esse período é um pouco mais longo, com antecedência acima de 90 dias.
Via: Metrópoles.