Passagens mais baratas: governo sanciona lei que reduz impostos para o setor aéreo

O presidente Lula comunicou, em suas redes sociais, que sancionou a lei de suspensão das alíquotas PIS/Cofins para as companhias aéreas.

Esta é uma tentativa do governo federal de reduzir o preço das passagens aéreas, além de promover incentivos para o setor aéreo. Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, a ideia é atrair, sobretudo, passagens aéreas de baixo custo.

O artigo 2º da Medida Provisória nº 1147/2022, que zera as alíquotas dos tributos mencionados, já havia sido aprovado pelo Senado em maio. Desde então, aguardava a publicação do presidente no Diário Oficial da União.

A validade da isenção, a princípio, é até dezembro de 2026, em conformidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Por que a medida é importante para o setor aéreo?

O PIS e Cofins são tributações pagas por PJs e empresas. O Cofins é destinado para pagamentos de áreas de seguridade social do país, como saúde, serviços sociais, presidência e outros programas de assistência social. Já o PIS visa financiar os benefícios dos profissionais do setor privado, como o seguro-desemprego e o abono.

A redução da alíquota dos tributos promove a manutenção de empregos, combate a elevação de preços de bilhetes aéreos e melhorias no ambiente de negócios do setor de aviação.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), a desoneração é fundamental para a retomada do setor. Nos últimos anos, em decorrência da pandemia de coronavírus, as empresas aéreas acumularam um prejuízo de cerca de R$ 46 milhões.

Em 2023, o cenário da aviação comercial continua desafiador com a oscilação cambial e o preço do combustível.

Via: GOV.BR.

Leia também
iFood e Decolar se unem e agora seus pedidos viram pontos para viajar

iFood e Decolar lançam uma parceria que transforma seus pedidos em pontos para viajar Se…

Air Transat inaugura voos diretos do Brasil para o Canadá a partir de fevereiro de 2026

A Air Transat, uma das maiores companhias aéreas de lazer do Canadá, recebeu autorização da…

Brasil entra no Top 10 dos destinos mais desejados do mundo no Wanderlust 2025

Reconhecimento internacional reforça o crescimento do turismo de natureza e experiências no país. Informações essenciais…