Passagens mais baratas: governo sanciona lei que reduz impostos para o setor aéreo

O presidente Lula comunicou, em suas redes sociais, que sancionou a lei de suspensão das alíquotas PIS/Cofins para as companhias aéreas.

Esta é uma tentativa do governo federal de reduzir o preço das passagens aéreas, além de promover incentivos para o setor aéreo. Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, a ideia é atrair, sobretudo, passagens aéreas de baixo custo.

O artigo 2º da Medida Provisória nº 1147/2022, que zera as alíquotas dos tributos mencionados, já havia sido aprovado pelo Senado em maio. Desde então, aguardava a publicação do presidente no Diário Oficial da União.

A validade da isenção, a princípio, é até dezembro de 2026, em conformidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Por que a medida é importante para o setor aéreo?

O PIS e Cofins são tributações pagas por PJs e empresas. O Cofins é destinado para pagamentos de áreas de seguridade social do país, como saúde, serviços sociais, presidência e outros programas de assistência social. Já o PIS visa financiar os benefícios dos profissionais do setor privado, como o seguro-desemprego e o abono.

A redução da alíquota dos tributos promove a manutenção de empregos, combate a elevação de preços de bilhetes aéreos e melhorias no ambiente de negócios do setor de aviação.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), a desoneração é fundamental para a retomada do setor. Nos últimos anos, em decorrência da pandemia de coronavírus, as empresas aéreas acumularam um prejuízo de cerca de R$ 46 milhões.

Em 2023, o cenário da aviação comercial continua desafiador com a oscilação cambial e o preço do combustível.

Via: GOV.BR.

Leia também
Aeroporto do Galeão será leiloado novamente em 2026; entenda o que muda

O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão – GIG), no Rio de Janeiro, deverá passar por…

Chuvas fortes e ventos acima de 80 km/h causam cancelamentos de voos em Congonhas e Guarulhos nesta quarta-feira

Uma combinação de chuvas intensas e rajadas de vento que passaram dos 80 km/h provocou…

EUA avaliam exigir histórico de redes sociais de turistas isentos de visto

Os Estados Unidos estudam implementar uma nova regra que pode mudar a vida de milhões…