Patinetes elétricos são banidos das ruas de Paris

Os residentes de Paris votaram pela proibição de patinetes elétricos! Com isso, a metrópole se torna a primeira capital europeia a proibir os veículos.

Os patinetes ficam nas ruas da cidade e podem ser retirados para o uso mediante aluguel através de um aplicativo. Depois, podem ser devolvidos em qualquer lugar da cidade. O aplicativo mostra a localização dos veículos para que outros usuários os encontrem.

O referendo foi feito no último domingo (02) e 90% dos eleitores apoiaram a proibição. A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, fez campanha para banir os patinetes elétricos por razões de segurança, incômodo público e custo-benefício ambiental. Ela afirmou que o resultado da votação deixou a visão da população “muito clara”.

Em decorrência da proibição, os 15 mil patinetes desaparecerão do centro da cidade até o final de agosto deste ano. Eles somente ficarão em funcionamento até essa data por conta dos contratos da prefeitura parisiense com as três operadoras do serviço.

Os patinetes elétricos de Paris

patinetes paris

Os patinetes elétricos foram introduzidos na capital francesa há cinco anos. Embora os turistas gostem dos patinetes elétricos por serem práticos e baratos, os parisienses detestam o veículo de transporte. Para eles, são “monstruosidades” e “ameaças para o trânsito”.

Os veículos atingem a velocidade máxima de 20 km/h, por isso, algumas medidas de segurança foram tomadas em diversas zonas da cidade.

Ainda assim, desde a introdução dos patinetes, foram registrados centenas de acidentes, sendo que alguns deles foram fatais. Em junho de 2021, uma mulher de 31 anos faleceu após ser atropelada por um desses patinetes e bater a cabeça na calçada.

Por essa e outras razões, ativistas locais de segurança no trânsito consideram a proibição dos veículos uma vitória para Paris.

Via: Reuters.

Leia também
Air Transat inaugura voos diretos do Rio de Janeiro para Toronto e Montreal

A companhia canadense Air Transat iniciou neste mês de fevereiro a operação de voos diretos…

Copa Airlines negocia ampliação de voos internacionais no Brasil

O governo brasileiro e a Copa Airlines discutem a possibilidade de ampliar a oferta de…

Arajet transporta 1,48 milhão de passageiros em 2025 e projeta mais de 2 milhões em 2026

A Arajet encerrou 2025 com 1.480.278 passageiros transportados, resultado que representa um crescimento de 37%…