Pernambuco pode reabrir gradualmente as praias na próxima semana

Na última terça-feira (16), foi anunciado que as praias de Pernambuco vão passar por um processo de abertura gradual. O Governo do Estado deve divulgar mais detalhes nos próximos dias. Por enquanto, a liberação está sendo estudada para ocorrer na próxima semana.

Primeiramente, a reabertura será apenas para visitação e prática de esportes. As exigências de distanciamento social deverão ser cumpridas em ambos os casos. O comércio, incluindo as barracas e quiosques das orlas, será o último a retomar as atividades.

A abertura gradual tem a intenção de evitar aglomerações e impedir que a curva de contágio do coronavírus suba novamente.

Inicialmente, o setor turístico planeja atrair somente os pernambucanos para aumentar a ocupação hoteleira. Em seguida, a expectativa é atrair os turistas da região, como os que vivem nos municípios que fazem divisa com o estado. Os públicos nacionais e internacionais só devem ser colocados em foco quando os números de casos de coronavírus estiverem controlados.

Turismo Pernambucano

O secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Neves, acredita que “quando as praias forem liberadas pelas autoridades sanitárias, mesmo as pessoas mais cuidadosas vão entender que não tem problema (visitar)”.

Já que são um dos principais atrativos para o turismo e o lazer, a reabertura parcial das praias acontece com a promessa de impulsionar o turismo do Estado, que sofreu perdas de R$2,52 bilhões nos últimos três meses.

Em Porto de Galinhas, por exemplo, 40% dos funcionários da rede hoteleira foram demitidos. Uma grande parcela dos que mantiveram os empregos tiveram férias coletivas para cessar as demissões em massa.  

O destino turístico conta com 230 pousadas e 18 hotéis, porém, foi necessário fechar cerca de 20 mil leitos desde o registro dos primeiros casos de COVID-19 no Brasil. Alguns estabelecimentos até foram colocados à venda devido à falta de movimentação de turistas. Antes da pandemia, cerca de R$ 300 milhões circulavam no complexo turístico mensalmente.

Leia também
Comissão aprova permissão para hotéis reduzirem a primeira diária em até três horas

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que reduz em até…

Azul e GOL anunciam fusão para criar gigante da aviação brasileira

A Azul e a GOL anunciaram acordo de fusão das companhias aéreas na última quarta-feira…

Bagagem de mão: companhia aérea passa a cobrar para reservar espaço

A companhia aérea Condor, de origem alemã, passou a cobrar pela reserva de espaço destino…