Petrobras reduz preço do combustível de aviação em 11%; confira impacto para viajantes

Avião e bandeira do Brasil
Brazil flag blowing in the wind and plane landing with blue sky and clouds in the background.

O preço do querosene de aviação (QAV) passou por uma redução pelo terceiro mês consecutivo. Desde o dia 1º de maio, o preço do combustível sofreu uma queda de 11,5% nas refinarias da estatal. Até então, o QAV teve uma redução total de 25,6%.

Os reajustes do combustível de aviação são definidos a partir de fórmulas contratuais. Essas, por sua vez, são negociadas com as distribuidoras do combustível. Essa prática é utilizada há cerca de 20 anos pelo setor aéreo.

O preço do QAV da Petrobras acompanha as variações do valor do produto e da taxa de câmbio. Os reajustes são aplicados com base mensal para mitigar a volatilidade diária das cotações internacionais e do câmbio.

A Petrobras produz o combustível de aviação em suas refinarias e comercializa QAV importado para as distribuidoras. São essas empresas que fazem o transporte do produto e comercializam o combustível para as companhias aéreas e outros consumidores finais, além de revendedores.

O impacto do preço do QAV no setor de aviação

O combustível de aviação corresponde a 35% das despesas das companhias aéreas, as quais são quase 60% dolarizadas. Por essa razão, quando o dólar está alto, os custos com as viagens aéreas encarecem e refletem no valor das passagens aéreas.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) considerou a redução do preço do QAV positiva. Ainda assim, a presidente da associação, Jurema Monteiro, contou ao Reuters que os valores atuais são 124% maiores aos praticados em abril de 2020, no começo da pandemia de COVID-19.

Logo, o preço do QAV continua sendo o principal desafio das cias na retomada do turismo pós-pandemia. “Essa é uma pauta histórica a ser enfrentada, e nossa posição é que ela seja discutida visando soluções estruturantes e de longo prazo”, afirmou a presidente.

Com o preço do combustível de aviação mais barato, as companhias aéreas gastam menos e a tendência é que as passagens aéreas fiquem mais acessíveis aos viajantes.

Via: Moneytimes e UOL.

Leia também
Serra Gaúcha ganhará novo aeroporto mais perto de Gramado

Viajar para Gramado vai ficar mais fácil! Mas, calma, viajantes ainda vão ter que esperar…

Verão na praia! Azul anuncia três novos voos para a Bahia

A Azul anunciou o lançamento de três novas rotas para viajar pela Bahia durante a…

Novidade! Oktoberfest retorna à Campos do Jordão após três décadas com entrada gratuita

Novidade para o mês de outubro! Campos do Jordão terá a sua 12ª edição da…