Pilotos europeus pedem suspensão da restrição de viagens aéreas ao Brasil

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) de Portugal fez um apelo ao governo português para acabar com a proibição de voos da companhia aérea TAP ao Brasil. No dia 20 de março, o governo estendeu a suspensão de voos comerciais entre Portugal e Brasil até o dia 15 de abril.

Segundo os pilotos, a proibição está criando uma situação “de clara injustiça concorrencial”, fazendo referência às outras companhias europeias.

Os profissionais argumentaram que milhares de passageiros estão utilizando hubs aéreos localizados em Madri, Paris, Amsterdam, Zurique e Frankfurt para viajar ao Brasil. Assim, a TAP está sofrendo prejuízos econômicos por não conseguir “lutar em pé de igualdade” com os concorrentes.

“Apelamos ao governo português para que corrija esta situação de clara injustiça concorrencial e asfixia econômica que torna ainda pior um cenário já de si catastrófico”, afirmou o SPAC.

Difícil recuperação econômica

O principal argumento dos pilotos portugueses é que o cenário atual dificulta a recuperação econômica da TAP, além de permitir que outras companhias aéreas conquistem rotas à custa do vazio deixado pela falta de operações da TAP.

“Após uma rápida análise nos sites da Ibéria, Air France, Lufthansa e Swiss, constatamos que todas estão a comercializar voos de e para o Brasil, tendo como origem ou destino Portugal, a preços abaixo de custo (São Paulo – Lisboa via Madrid por 285 euros (R$ 1.941) ou via Amsterdam por 278 (R$ 1.893) euros)”, reportou o SPAC.

O sindicato também afirmou que a situação se torna ainda mais incompreensível quando os consulados portugueses no Brasil dão indicações para viajantes que precisam se deslocar a Portugal. Eles sugerem o uso de outras companhias aéreas e aterrissagem em nações europeias ao redor de Portugal para só então se deslocar ao país.

Os pilotos temem que os passageiros possam não escolher a companhia portuguesa por já terem comprado passagens em outras aéreas.

Via: Mundo Lusíada.

Leia também
Bagagem de mão: companhia aérea passa a cobrar para reservar espaço

A companhia aérea Condor, de origem alemã, passou a cobrar pela reserva de espaço destino…

Atenção, viajantes! Parque Nacional de Jericoacoara passará a cobrar ingressos

A partir de dezembro deste ano, no início da temporada de verão, visitar Jericoacoara vai…

Boa notícia! Declaração de bagagens internacionais fica mais fácil — confira mudanças

Declarar bagagens de uma viagem internacional ficou mais fácil para viajantes! A Receita Federal apresentou…