Viajantes que estão para emitir os seus passaportes provavelmente terão que mudar os seus planos de viagem, principalmente se as viagens internacionais estão com datas próximas.
A emissão de novos passaportes está suspensa, segundo a Polícia Federal. Por conta da falta de verba destinada ao controle migratório e emissão de documentos de viagem, não será possível confeccionar novos passaportes. O problema coincide com a época de maior procura por emissão de passaportes, marcada por viagens ao exterior, festas de fim de ano e férias de verão.
O serviços de agendamento online e o atendimento nos postos da instituição continuarão a funcionar normalmente. Entretanto, não há previsão de entrega desses documentos. Quem recebeu atendimento até o dia 18 de novembro ainda receberá o passaporte normalmente.
Mas, viajantes que fizerem a solicitação depois, vão precisar esperar até que o problema da falta de verba seja solucionado. Para quem já fez o pagamento da taxa, mas ainda não compareceu ao agendamento, não há prazo para a entrega do passaporte, segundo a Polícia Federal.
Outra informação importante é que a emissão de passaportes de emergência ainda está de pé. O viajante precisará comprovar que a viagem deve ser realizada com urgência sem que ele possa esperar outra data para realizá-la. Algumas situações consideradas válidas para a emissão de passaportes de emergência são:
- Necessidade de deixar o local em razão de uma catástrofe natural;
- Necessidade de deixar o local em razão de conflitos armados;
- Interesse da Administração Pública;
- Viagem por motivo de saúde do titular do passaporte, do cônjuge ou de parentes de até segundo grau;
- Por necessidade de trabalho;
- Para proteção de patrimônio; e
- Por ajuda humanitária.
Mais informações sobre passaportes emergenciais podem ser encontradas no site da PF.
Confecção de passaportes será suspensa a partir de sábado
— Polícia Federal (@policiafederal) November 18, 2022
A PF informa que está suspensa a confecção de novos passaportes a partir deste sábado (19). A medida decorre da insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem. pic.twitter.com/Xwf5YmT6Gl
A Polícia Federal informou estar acompanhando a situação junto ao governo federal e espera que o serviço seja retomado em breve.
Via: CNN Brasil.