Por que é preciso tirar o notebook da mala no aeroporto?

mala

Você sabe porque é preciso tirar os notebooks e tablets das bagagens de mão ao passar pelo raio-x?

Apesar de ser chato retirar os equipamentos eletrônicos da mochila ou mala de mão, especialmente quando tem uma fila enorme à espera, esse passo é fundamental para garantir a segurança das viagens aéreas.

Os notebooks e tablets bloqueiam a visão dos conteúdos da bagagem, impedindo ou dificultando a identificação de possíveis objetos proibidos, ou suspeitos. Isso porque esses equipamentos eletrônicos não são totalmente transparentes graças aos seus componentes, como cabos, placas de circuito eletrônicos, baterias e proteções eletromagnéticas.

Se não houvesse esse cuidado na hora de passar pela segurança do aeroporto, um indivíduo poderia esconder uma faca ou outro objeto proibido atrás do notebook e entrar na aeronave sem problemas.

Por isso, é importante cooperar com os funcionários e retirar os dispositivos da mala para o raio-x.

Mais tecnologia, sistemas mais eficientes

O avanço da tecnologia promete, no entanto, acabar com essa necessidade nos próximos anos e tornar os procedimentos de segurança dos aeroportos mais modernos e eficientes.

No Aeroporto de London City, em Londres, na Inglaterra, os aparelhos usados para escanear as bagagens geram imagens mais detalhadas e em 3D. Sendo assim, é possível ver o conteúdo das malas dos passageiros sem a necessidade de retirar equipamentos eletrônicos.

Com base em um algoritmo de reconstrução, essa nova e moderna tecnologia calcula as dimensões dos objetos guardados na mala e gera uma imagem em 3D do que está dentro da mala. Até o mês de junho de 2024, os principais aeroportos ingleses devem passar a usá-la.

Via: UOL.

Leia também
Companhias aéreas cancelam todos os voos de maio para Porto Alegre – confira o que fazer

As companhias aéreas anunciaram, nesta semana, o cancelamento de todos os voos programados para o…

Azul e FAB transportam 1 tonelada de doações para o Rio Grande do Sul

A Azul, em parceria com as Força Aérea Brasileira (FAB), realizou o primeiro voo humanitário…

Ingresso para o lado argentino das Cataratas do Iguaçu fica 75% mais caro

O ingresso para visitar o lado argentino do Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu vai…