Por que se deve fotografar as bagagens antes de voar? Confira dicas de segurança em viagens!
Duas brasileiras ficaram presas na Alemanha após terem as etiquetas de suas bagagens colocadas em malas com drogas. A ação criminosa foi realizada por uma quadrilha no Aeroporto Int. de Guarulhos, em São Paulo.
As viajantes ficaram um mês presas no país enquanto as autoridades brasileiras investigavam o caso e realizavam os procedimentos necessários para provar a inocência da dupla. Elas foram liberadas na última terça-feira (11).
Desde então, muitos questionamentos acerca do que se pode fazer para despachar bagagens com segurança começaram a surgir.
Embora não seja possível prevenir que a mala despachada seja extraviada ou alvo de criminosos, viajantes podem seguir algumas dicas para reduzir riscos e ter viagens mais tranquilas.
Tirar fotos e fazer vídeos das suas bagagens
Uma forma simples de gerar provas visuais é tirando fotos e fazendo vídeos da bagagem antes e durante o momento do despacho. Se o viajante optar por plastificar a mala para protegê-la durante o voo, é ideal fazer o registro deste momento também.
A etiqueta colocada na bagagem pela companhia aérea, bem como os dados do proprietário da mala e do destino da viagem, devem estar legíveis no registro. Se a bagagem tiver etiquetas de viagens passadas, retire-as para evitar confusão.
Além disso, viajantes podem tirar fotos ou fazer vídeos curtos da mala aberta, mostrando os itens dentro dela. Objetos de valor devem aparecer em primeiro plano para facilitar o reencontro com eles em caso de perda da bagagem. Viajantes também podem fotografar a mala vazia antes de colocar as roupas e outros objetos nela.
As fotografias podem ser facilmente manipuladas, então, dependendo da situação, as autoridades do país de origem podem não aceitá-las. Já os vídeos são mais difíceis de manipular, então vale a pena recorrer às duas formas de registro.
Para solicitar reembolso ou indenização em caso de danos durante o voo, não é exigida a comprovação da imagem, mas especialistas aconselham fotografar o antes e depois da bagagem mesmo assim. É mais fácil garantir que esse direito seja cumprido com a prova visual.
Ainda em caso de danos ou de extravio de bagagens, viajantes podem contatar imediatamente a companhia aérea. Quase sempre é preciso preencher um formulário de reclamação por danos.
É ideal consultar a política de como a cia lida com essas situações antes mesmo de deixar o aeroporto, uma vez que as regras não são as mesmas para todas as empresas aéreas.
Via: G1.