Portugal, Alemanha e Reino Unido flexibilizam entrada de profissionais qualificados

A Alemanha, Portugal e Reino Unido buscam profissionais qualificados para compor o mercado de trabalho dessas nações. Para isso, eles flexibilizaram a entrada de viajantes em seus territórios. O déficit de profissionais se dá, sobretudo, em razão do envelhecimento da população nesses três países.

O que é um profissional qualificado?

Normalmente, os países querem profissionais qualificados para preencher vagas que precisam de graduação superior e alguns anos de experiência (geralmente entre 3 e 5 anos) para a execução do trabalho. Sendo assim, profissionais qualificados são aqueles que possuem qualificações (graduação superior, pós-graduação ou cursos técnicos), experiência profissional e competências específicas.

Portugal

portugal

Portugal criou, em 2022, o visto de procura de emprego no país. A nova autorização de viagem permite a entrada de profissionais em busca de emprego na sua área de atuação, bem como a permanência de 120 dias no país. Esse visto pode ser prorrogado por mais 60 dias. Caso o profissional não consiga arranjar emprego neste período, ele precisa retornar ao país de origem.

Entre janeiro e outubro do ano passado, aproximadamente 670 mil imigrantes brasileiros desembarcaram em Portugal.

Entretanto, muitos brasileiros que foram para o país com a ideia de imigrar atualmente estão passando dificuldades por não conseguirem se colocar no mercado de trabalho.

Um dos maiores problemas desse grupo de viajantes é a falta de planejamento para imigrar, como, por exemplo, levar dinheiro insuficiente para a estadia em Portugal enquanto não encontram uma fonte de renda. Então, faça um bom planejamento se a sua intenção é imigrar para outro país.

Alemanha

alemanha

A Alemanha flexibilizou o visto de trabalho para atrair imigrantes. Cerca de 20 mil vagas ficam desocupadas a cada ano por falta de profissionais qualificados no país.

Para suprimir essa demanda, o governo alemão está trabalhando para flexibilizar a autorização de viagem para profissionais que não fazem parte da União Europeia.

Um sistema de pontos será utilizado para selecionar os profissionais estrangeiros. Quanto mais critérios o profissional preencher, mais pontos ele ganhará e mais facilmente ele conseguirá viajar para o país com o visto de trabalho. O prazo deste visto é de seis a 12 meses.

Alguns dos critérios a serem preenchidos pelos profissionais são: possuir diploma universitário; ter morado na Alemanha ou ter conhecimento do idioma; possuir, pelo menos, três meses de experiência profissional; e ter menos de 35 anos. Além disso, interessados devem comprovar renda suficiente para se bancar durante o período de busca de emprego.

Reino Unido

uk

O Reino Unido criou um visto em maio de 2022 para selecionar profissionais “de alto potencial”.

Com ele, profissionais graduados em universidades pré-selecionadas pelo governo britânico podem morar e trabalhar no país. As universidades devem fazer correspondência aos sistema de qualificação utilizados no destino, então é preciso dar uma boa olhada na página de imigração do governo do Reino Unido para avaliar se você preenche os critérios do país.

Essa nova autorização de viagem para profissionais, diferente dos critérios tradicionais de vistos de trabalho, não requer oferta de emprego de uma empresa local para eles permanecerem no país. Bacharéis, mestres ou doutores graduados em uma das universidades selecionadas pelo governo podem permanecer no Reino Unido por até dois anos.

Via: Guia Viajar Melhor.

Leia também
Lei Joca: câmara aprova projeto que permite transporte de pets na cabine do avião

Em breve, se tudo correr bem, pets de todos os portes poderão ser transportados na…

Beto Carrero World dá cortesia para quem fizer doações para o Rio Grande do Sul

O Beto Carrero World iniciou uma campanha solidária de arrecadação de donativos para ajudar as…

Azul cria fundo social humanitário para ajudar as vítimas das enchentes no RS

A Azul criou, em parceria com a Associação Voar, Fundo Social Humanitário para ajudar as…