Portugal deixa de exigir comprovante de vacinação e teste negativo em voos

Portugal deixou de exigir a apresentação de comprovante de vacinação contra a COVID-19 e de teste negativo antes de embarcar, segundo a Autoridade Nacional da Aviação Civil do país. A medida é válida tanto para voos com destino quanto voos com escala em Portugal.

Segundo o governo português, essa decisão foi tomada após autoridades de saúde confirmarem que a situação da pandemia de coronavírus no país tem se mantido estável. Os elevados índices de vacinação, a utilização de fármacos para o tratamento da doença e a aquisição de mais conhecimento sobre a doença são os principais responsáveis pelo cenário atual.

O despacho n.º 8022-D/2022, publicado no Diário da República no último dia 30 de junho, também afirma que “no contexto internacional, nomeadamente no quadro da União Europeia, a evolução da situação epidemiológica deixou de justificar a adoção de medidas excepcionais em matéria de tráfego aéreo, aeroportos e fronteiras marítimas e fluviais.”

A partir deste mês, viajantes não vão mais precisar providenciar os documentos para viajar ao país. O período de isolamento em decorrência do contágio de COVID-19 também mudou. De sete dias, passou a ser cinco. Entretanto, ainda é necessário usar máscara em hospitais, transportes públicos, lares de idosos e farmácias.

Via: Sapo.pt e Publico.pt.

Leia também
Comissão aprova permissão para hotéis reduzirem a primeira diária em até três horas

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que reduz em até…

Azul e GOL anunciam fusão para criar gigante da aviação brasileira

A Azul e a GOL anunciaram acordo de fusão das companhias aéreas na última quarta-feira…

Bagagem de mão: companhia aérea passa a cobrar para reservar espaço

A companhia aérea Condor, de origem alemã, passou a cobrar pela reserva de espaço destino…