Portugal modifica medidas restritivas contra a COVID-19; confira!
A partir do dia 10 de janeiro novas medidas contra a COVID-19 passarão a vigorar em Portugal. Se você está pensando em viajar ao país, é melhor ficar ciente das novas regras para não encontrar empecilhos durante a sua estadia.
Embora os casos de coronavírus estejam aumentando na Europa e no país, as regras serão aliviadas. Quem já recebeu a terceira dose do imunizante contra o coronavírus há mais de 14 dias, por exemplo, passará a estar isento de novas testagens e de isolamento. Somente pessoas que tiveram testes positivos para COVID-19 precisarão ficar isoladas.
- Confira ainda: 5 destinos para conhecer em fevereiro de 2022
“Esta medida é um incentivo para que as pessoas que já estão em condições de ter a dose de reforço procedam à vacinação para não terem a necessidade de fazer teste”, afirmou o primeiro-ministro, Antônio Costa.
Continuará obrigatório, porém, apresentar teste negativo de antígeno, feito nas últimas 48 horas antes da viagem, ou PCR, feito nas 72 horas antecedentes à viagem, no momento do embarque ao país. As companhias aéreas têm a obrigação, segundo o primeiro-ministro português, de verificar se a documentação está correta antes dos viajantes embarcarem.
Também será necessário apresentar comprovante de vacinação completa ou de recuperação da COVID-19 para poder entrar em alguns estabelecimentos, como restaurantes, hotéis, pontos turísticos, espetáculos e shows, eventos com assentos marcados e academias.
É recomendado que viajantes brasileiros levem o comprovante emitido pelo ConecteSUS. Nem todos os estabelecimentos de Portugal, contudo, consideram o documento como válido. Neste caso, é preciso fazer um teste rápido para poder ter acesso ao local.
Via: Sapo.