O governo de Portugal recentemente aprovou um novo tipo de visto de trabalho! A nova permissão de entrada concede 120 dias de estadia no país, com possibilidade de prorrogação para mais 60 dias, para profissionais em busca de emprego.
A medida ainda precisa passar pelo Parlamento português e não foi estipulada uma data para a votação. Ainda assim, ela é vista com otimismo e provavelmente não encontrará resistência.
De acordo com a ministra-adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, a intenção é promover fluxos imigratórios regulares e seguros, além de combater a imigração ilegal e o tráfico de pessoas.
- Confira ainda: Pacote de viagem para Barcelona + Palma de Mallorca 2024 a partir de R$ 2.399 por pessoa
Suprir a demanda de mão-de-obra no país é outro objetivo da medida, mas, segundo o governo português, não há interesse por mão-de-obra barata. Neste contexto, Mendes afirmou que o salário mínimo passará por reajustes para todos (cidadãos, estrangeiros ou residentes temporários) para fazer correspondência ao custo de vida do país.
Outra medida anunciada é a possibilidade de levar a família para Portugal enquanto um ou dois membros da família estão em busca de emprego. A exigência ainda em vigor permite que familiares mudem para o país somente após a regularização do processo do cidadão estrangeiro. Ou seja, quando ele já está trabalhando.
A nova modalidade de visto de trabalho, também chamado de visto de busca de trabalho, será benéfico para famílias estrangeiras interessadas em imigrar para Portugal, mas que não cumprem os requisitos de outros vistos. Dessa maneira, elas poderão se mudar de maneira regular e segura.
Outras novidades anunciados pelo governo português
O governo português também anunciou a agilização da emissão de vistos para estudantes de ensino superior. O novo processo dispensa a necessidade de passar pelo SEF para casos em que o aluno já foi admitido pela instituição de ensino e para quem tem visto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
- Confira também: iupp firma parceria com Americanas, Shoptime e Submarino
Além disso, emitir vistos de residência temporária e de residência para exercício de atividade profissional subordinada ou independente também ficará mais fácil. No caso desse tipo de visto, uma das intenções é a atrair ‘nômades digitais’, que prestam serviço remoto fora de seus países de origem.
Via: Diário do Nordeste e UOL.