As praias das cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, serão abertas para turistas e moradores durante o Réveillon 2022. A princípio, barreiras sanitárias não serão montadas para controlar o acesso de pessoas às cidades.
A decisão foi tomada pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condebs) e divulgada pelo presidente do Conselho e prefeito de Santos, Rogério Santos. Ele compartilhou, ainda, que nem todos os municípios da Baixada Santista se posicionaram a respeito da queima de fogos durante o ano novo.
Até agora, Santos, Bertioga, Guarujá, São Vicente e Praia Grande afirmaram que não farão atrações para celebrar a virada do ano. Também compõem a Baixada Santista os municípios de Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe e São Vicente.
“A gente sabe que promover o espetáculo de fogos é incentivar a aglomeração. Muitos vêm ver o espetáculo, que é belíssimo. Se não promovermos, um número menor de pessoas virá”, justificou Santos.
Sobre as barreiras sanitárias que controlam a entrada de turistas, Santos afirmou que embora elas não sejam necessárias no momento, a situação da pandemia de COVID-19 pode mudar até o dezembro e durante o verão 2021/2022. Dessa maneira, elas podem ser requeridas no futuro para garantir a segurança dos moradores e turistas.
Durante a temporada de verão na Baixada Santista, eventos controlados, com portaria e venda de ingressos, serão realizados para o público. Eles deverão seguir os protocolos sanitários das autoridades de saúde. A permissão de pessoas nas faixas de areia das praias também ficará em vigor durante o verão.
Via: G1.