Praias, rios, cachoeiras e mais: comissão aprova criação de Rota Turística da Amazônia
A Rota Turística Histórica Belém-Bragança foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. De autoria do ministro do Turismo, Celso Sabino, o PL que cria a rota turística agora segue para aprovação no Senado Federal.
Rota Turística Histórica Belém-Bragança
A rota turística quer levar viajantes para conhecer a rica histórica e cultura da Amazônia, promovendo o estilo de vida e a sabedoria popular das comunidades locais e a preservação de suas valiosas tradições.
O projeto abrange 223 quilômetros entre 13 municípios paraenses. A região teve um papel importante durante o Ciclo da Borracha, no final do século XIX e início do século XX, relacionado à exploração do látex, matéria-prima da borracha. Ele era extraído de seringueiras, árvores nativas da região.
Turistas poderão se aprofundar nas histórias desse momento histórico, além de explorar a beleza das paisagens amazônicas, as quais conservam muitos patrimônios culturais daquela época.
O PL propõe a criação de um roteiro que inclui as cidades de Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Izabel do Pará, Castanhal, São Francisco do Pará, Igarapé-Açu, Nova Timboteua, Peixe-Boi, Capanema, Tracuateua e Bragança.
O trajeto deverá ter sinalização adequada para os viajantes saberem que estão se locomovendo pela rota e qual caminho devem seguir para continuar o roteiro turístico.
Além das cidades, viajantes poderão visitar as águas tranquilas de igarapés, tradicionais corpos d’água da região amazônica; cachoeiras, como a Cachoeira do Anajás e do Lago Azul no município de Capanema; rios, como o Rio Pará, que passa por várias cidades ao longo do seu percurso, como Benevides; e praias, como as praias dos municípios de Bragança e de Tracuateua, da região.
Via: Ministério do Turismo.