Nas últimas semanas, o estado de Santa Catarina tem modificado as medidas de segurança contra a COVID-19. O cenário de hoje continua incerto em SC, com decretos sendo prorrogados e com a possibilidade de mais prorrogações até que a situação epidemiológica melhore no estado.
Na última segunda-feira (05), foi prorrogado o decreto que proíbe a permanência em praias. A medida agora é válida até o dia 12 de abril.
A prorrogação ocorreu para tentar frear o avanço da propagação do coronavírus na região. Agora, moradores e visitantes não podem circular livremente em praias, parques e praças, somente praticar exercícios físicos individuais. Ou seja, até a próxima semana as praias catarinenses não estarão liberadas para o público.
Outra medida que permanece em vigor é o uso de máscara em espaços fechados, com exceção da própria residência. Quem não estiver usando a máscara será multado em R$ 500. Em caso de reincidência, esse valor é dobrado para R$ 1 mil.
Restaurantes, pizzarias, sorveterias e outros estabelecimentos gastronômicos estão abertos e podem funcionar entre às 10h e 22h. Shopping centers, centros comerciais e galerias também podem operar das 10h às 22h.
Santa Catarina atualmente enfrenta um dos momentos mais críticos da pandemia de coronavírus. O estado atingiu 11.125 mortes por COVID-19 na última semana. O estado já registrou mais de 829 mil casos. Ainda assim, diversas medidas preventivas foram adotadas para evitar a possibilidade de lockdown.
É importante destacar que as medidas de prevenção decretadas pelo Governo de Estado podem mudar conforme a situação epidemiológica no país. Ou seja, nas próximas semanas as praias podem ou não permanecerem abertas ao público.
Antes de viajar, certifique-se de verificar a situação da pandemia no site do governo de SC e também da prefeitura do destino que você deseja visitar.