Prefeito pede o fechamento do Aeroporto Internacional de Guarulhos
O prefeito de Guarulhos encaminhou um pedido ao governo federal para fechar o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O pedido objetiva conter a propagação da variante indiana no país, a B.1.617.
O prefeito Gustavo Henric Costa argumentou que o fechamento é necessário para prevenir a entrada de turistas que possam propagar novas Cepas do coronavírus no desembarque. Assim, pediu a suspensão temporária de todos os pousos e decolagens de voos comerciais (de passageiros) por 15 dias.
Caso o pedido não seja aceito, ele solicitou a elaboração de um novo protocolo para fortalecer a barreira sanitária no local.
O aeroporto é o segundo mais movimentado da América Latina em número de passageiros. Em 2020, o pedido de fechamento temporário do mesmo também foi feito devido à pandemia do novo coronavírus.
A variante indiana foi identificada em um passageiro de 32 anos no Aeroporto Int. de Guarulhos no dia 22 de maio. O destino final da viagem era o Rio de Janeiro, onde o passageiro reside. Com a confirmação de contágio desse passageiro, subiu para sete o número de pessoas contaminadas pela variante no Brasil.
Reforços também no Aeroporto de Congonhas
Na última quinta-feira (27), a Prefeitura de São Paulo iniciou uma operação de fiscalização para verificar passageiros com suspeita de COVID-19 no Aeroporto de Congonhas, na zona Sul.
Passageiros desembarcados são orientados a fazer uma triagem com agentes de saúde, respondendo perguntas e medido a temperatura, mas não são obrigados. Esta ação é feita em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A fiscalização acontece na lateral esquerda nas proximidades da área de desembarque, das 7h às 23h.
Via: G1.