Prefeitura do Rio debate realização de carnaval de rua com representantes de blocos
O Prefeito Eduardo Paes vai se reunir com o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, e os representantes da associação independente de blocos de rua na próxima terça-feira (04). O objetivo da reunião é analisar o cenário da folia carioca em meio à pandemia de coronavírus.
Por enquanto, o Prefeito confirmou a realização dos desfiles das escolas de samba na Sapucaí. Como a avenida receberá um esquema de segurança especial para permitir somente o acesso do público vacinado e testado negativamente contra a COVID-19, Paes acredita que a festa representará menos riscos.
A festa de rua, por outro lado, não teria controle sanitário e a sua realização poderia aumentar o número de casos de coronavírus na cidade. Alguns blocos de rua tradicionais do Rio de Janeiro já cancelaram a sua participação no carnaval 2022 por conta disso.
Mas, muitos blocos de rua parecem querer desfilar pelas ruas da capital fluminense durante o feriado prolongado. Mais de 500 pedidos de desfile foram enviados à Prefeitura por meio da Riotur.
Análise mais detalhada
Paes afirma que a situação dos blocos de rua requer uma análise mais detalhada. Além de verificar a possibilidade de realização dos desfiles, o número máximo de eventos no Rio de Janeiro também será discutido na reunião.
Mesmo com a confirmação de mais de 200 casos de suspeitas da variante Ômicron, o Comitê Científico da Prefeitura do RJ afirma que, apesar dos receios, não vê impedimentos reais para a realização tanto da festa na Sapucaí quanto da festa de rua.
Via: CNN Brasil e Pure People.