Premiação elege as 5 melhores vinícolas da América do Sul; confira!

O World Best Vineyards, premiação que reconhece a excelência de vinícolas ao redor do mundo, selecionou as melhores vinícolas da América do Sul! Muitas delas se encontram no ranking global desenvolvido pela plataforma.

Para amantes do vinho, vale a pena se programar para conhecer essas vinícolas, que oferecem experiências incríveis de tours por suas estruturas e degustação dos melhores rótulos produzidos no local.

Mesmo quem não é fã da bebida pode achar o passeio interessante, uma vez que as vinícolas normalmente contam com restaurante e estão localizadas em belas paisagens de destinos populares.

Isso porque, além do foco na produção dos vinhos, esses estabelecimentos investem no enoturismo, modalidade turística voltada à degustação de vinhos e a cultura local.

Confira, abaixo, as cinco melhores vinícolas da América do Sul.

1. Catena Zapata

Foto: World’s Best Awards.

A Catena Zapata, vinícola argentina localizada em Mendoza, conhecida como a capital de vinhos da Argentina, ficou em primeiro lugar. Fundada em 1902, há mais de 120 anos, é a responsável por desenvolver variedades de uva Malbec.

Nicolás Catena Zapata, o fundador da vinícola, iniciou a sua plantação de vinhas em um terroir (locais de produção de vinhos que culminam em sabores únicos) que ninguém considerou explorar antes: a cerca de 1.500 metros de altitude. Foi assim que surgiu o Vinhedo Adrianna, no distrito de Gualtallary, cujo nome é uma homenagem à filha mais nova de Nicolás.

2. VIK

Foto: World’s Best Awards.

No Vale Millauhe, no Chile, está a famosa vinícola-hotel VIK, considerada uma das vinícolas mais exclusivas do mundo. Inovação e ciência sempre foram as principais preocupações do estabelecimento, que esbanja uma arquitetura e decoração moderna e elegante.

Quem visita a vinícola desfruta de um pacote completíssimo: excursão para conhecer o processo de produção dos vinhos, passeio pelas vinhas, saborosas refeições e, ainda, modernas e aconchegantes suítes com visto para o lago da região.

3. Bodega Garzón

Foto: World’s Best Awards.

A vinícola Bodega Garzón, no Uruguai, foi inaugurada em 2016, mas já demonstrou ao que veio: fabricar um dos melhores vinhos do mundo.

Pela propriedade de 2.200 hectares, turistas podem fazer piqueniques entre o vinhedo, com cestas produzidas pela própria vinícola, praticar trekking pelo entorno do vinhedo ou até participar de uma aula de culinária, finalizada com um delicioso almoço.

4. Montes

Foto: World’s Best Awards.

Viña Montes, no Vale Colchagua, é outra vinícola chilena cuja produção de vinhos brancos, tintos e rosé, bem como espumantes, é de excelência. O local é o sonho-que-se-tornou-realidade de quatro amigos que queriam criar os melhores vinhos chilenos do mundo.

A vinícola oferece quatro opções de tours por suas dependências, sendo que uma delas é feita ao pôr-do-sol. Em todas elas, turistas podem experimentar os vinhos fabricados no local. Há, ainda, três opções de experiências gastronômicas com o melhor da gastronomia chilena.

5. Bodegas Salentein

No Vale Uco, em Mendoza, se encontra outra vinícola renomada, em operação desde 1996. A Bodegas Salentein não é apenas uma produtora de vinhos, mas, sim, um antro de arte, vinho, gastronomia e lazer.

Assim como a vinícola-hotel Vik, que conquistou o segundo lugar, a Bodegas Salentein conta com acomodações confortáveis nas montanhas. Além disso, possui um espaço de artes, o qual exibe a cultura e história andina e contemporânea. E, é claro, a vinícola oferece as suas próprias opções de tours pelo processo de produção e degustação de vinho.

Leia também
Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…

Regras de bagagem: entenda as mudanças feitas pela GOL e LATAM

A GOL e LATAM recentemente realizaram alterações nas suas políticas de bagagem. As mudanças impactam…

Serra Gaúcha ganhará novo aeroporto mais perto de Gramado

Viajar para Gramado vai ficar mais fácil! Mas, calma, viajantes ainda vão ter que esperar…