Processo europeu de certificação da Coronavac avança! Brasileiros estão mais próximos de entrar na Europa

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) é a instituição responsável pela aprovação das vacinas contra a COVID-19 utilizadas nos programas de vacinação dos países europeus. Ela está prestes a incluir a vacina desenvolvida pela Sinovac na lista de imunizantes habilitados para o certificado sanitário da União Europeia (UE).

No Brasil, a Sinovac recebeu o nome de Coronavac. Ela é a vacina atualmente mais usada no programa de vacinação brasileiro. É também o imunizante de maior uso na América do Sul. Já na Europa, somente a Hungria e a Bulgária fazem uso da vacina.

Última atualização da EMA acerca da Coronavac

O site da EMA apresenta quatro vacinas em estado de revisão contínua: Sinovac, Sputnik V, CureVac e NovaVax. As já aprovadas pela instituição até o momento são as da Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Janssen, as quais estão sendo usadas na Europa e consideradas válidas para justificar a entrada de estrangeiros vacinados no continente.

A última atualização sobre a vacina da Sinovac aconteceu no dia 4 de maio. A EMA anunciou, nesta data, que estava iniciando uma análise em tempo real dos dados de segurança, qualidade e eficácia da vacina Coronavac. A página que contém as informações sobre a vacina pode ser acessada neste link.

Foto: Status da análise de vacinas da EMA.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) também está avaliando a Coronavac. Segundo este relatório da organização, publicado no dia 18 de maio, a vacina será aprovada ainda neste mês.

Liberação da Coronavac permitirá entrada de brasileiros na Europa

Viajantes vindos de países fora da UE estão sujeitos a uma série de restrições e procedimentos de entrada no continente. As medidas foram tomadas para tentar controlar a propagação do coronavírus nos países europeus enquanto o programa de vacinação acontece.

Entretanto, os países europeus pretendem flexibilizar algumas dessas restrições para garantir que o maior número possível de turistas adentre o continente durante o verão e movimente a indústria do turismo.

A aprovação sanitária da Coronavac pela EMA vai garantir a entrada dos brasileiros vacinados que não correspondem aos requisitos de entrada atuais. Eles poderão adentrar a Europa sem fazer quarentena e apresentar um teste RT-PCR negativo para a COVID-19.

Via: Reuters e Mercado & Eventos.

Leia também
Mercado brasileiro impulsiona LATAM a transportar 87,4 milhões de passageiros em 2025

O mercado brasileiro teve papel decisivo no desempenho da LATAM Airlines em 2025. Ao longo…

Brasileiros estão viajando mais para fora do país — e estes destinos lideram os planos para 2026

Mendoza. Viajar para fora do Brasil voltou a ser prioridade para muitos brasileiros. O que…

Mastercard surpreende viajantes com cápsula de descanso gratuita no Aeroporto do Galeão

Quem vai embarcar em voos internacionais pelo Rio de Janeiro em 2026 pode encontrar uma…

Sair da versão mobile