O Procon de São Paulo realizou uma pesquisa inédita para ajudar quem tem interesse em viajar pelo estado durante a alta temporada de verão. O órgão analisou e comparou os preços dos meios de transporte, meios de hospedagem e restaurantes de 16 cidades turísticas.
A pesquisa também trouxe dados comparativos de produtos de cuidados com a pele, tais como protetores solares e repelentes de insetos.
Dessa forma, viajantes podem tomar decisões conscientes sobre os objetos e serviços de viagem que desejam consumir. Podem, ainda, baratear as suas viagens de verão ao inserir os dados do estudo em seu planejamento para viajar.
“Este novo estudo do Procon-SP, especialmente voltado para a temporada de verão, oferece referências para o consumidor escolher de forma mais consciente os produtos e serviços que irá adquirir durante as viagens”, contou o diretor executivo do Procon-SP, Luiz Orsatti Filho.
Por exemplo: quem quiser viajar da cidade de São Paulo para Brotas e passar um final de semana no destino de atividades radicais e de aventura agora pode saber o gasto com pedágio em viagens de carro. Caso opte pela viagem de ônibus, pode saber as despesas com as passagens.
Os valores, no entanto, são aproximados e possuem como referência dados coletados em dezembro de 2023. Então, a pesquisa serve para dar uma ideia ao viajante do que esperar no momento de se deslocar entre as cidades paulistas.
As cidades turísticas desta primeira pesquisa de verão do Procon-SP são: Águas de Lindoia, Avaré, Barra Bonita, Brotas, Caraguatatuba, Guarujá, Ibitinga, Itanhaém, Itu, Olímpia, Peruíbe, Praia Grande, Presidente Epitácio, Santos, São Sebastião, São Paulo e Socorro, além da capital.
Relatórios de viagens de verão do Procon-SP
De qualquer maneira, confira, a seguir, os estudos desenvolvidos pelo órgão:
- Tabela comparativa de distâncias e custos aqui.
- Relatório comparativo de produtos de proteção da pele aqui.
- Tabela comparativa de acomodações e restaurantes aqui.
O Procon-SP orienta que, apesar da divulgação dos estudos, os viajantes devem fazer as suas próprias pesquisas antes de iniciar a viagem. Assim, encontram valores atualizados e evitam surpresas desagradáveis durante as férias de verão.
Via: Governo de SP.