Programa de passagens promocionais do governo começa no segundo semestre com aposentados

Casal de viajantes

O Programa Voa Brasil, do governo federal, que oferecerá passagens aéreas promocionais a um grupo de consumidores, possui previsão de início para o segundo semestre deste ano. Foi o que informou o Ministério de Portos e Aeroportos à CNN.

Os voos promocionais de ida e volta terão valor de até R$ 200. Serão disponibilizados dois pares de passagens aéreas por ano, configurando duas viagens aéreas de ida e volta para o destino selecionado pelo viajante. Os horários e as datas serão definidos pelas companhias aéreas parceiras.

O objetivo do Voa Brasil é democratizar as viagens aéreas no país. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a ociosidade em voos nacionais é de cerca de 20%. Somente em abril de 2023, ela ficou em 22,4%.

As principais companhias aéreas do Brasil, a GOL, LATAM e Azul, participam do grupo de trabalho do governo para implementar o programa.

Quem tem direito às passagens aéreas promocionais?

Nesta fase inicial, o público-alvo do programa serão os aposentados que recebem até dois salários mínimos. Além disso, eles não podem ter voado nos últimos 12 meses.

Nos próximos meses, os outros dois grupos de beneficiários devem ser contemplados também, como estudantes pelo FIES e servidores públicos que recebem até R$ 6,8 mil.

O ministro Márcio França, do Ministério de Portos e Aeroportos, estimou que o programa deve emitir 12 milhões de passagens aéreas por ano.

Leia também
Boa notícia! Declaração de bagagens internacionais fica mais fácil — confira mudanças

Declarar bagagens de uma viagem internacional ficou mais fácil para viajantes! A Receita Federal apresentou…

Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…

Regras de bagagem: entenda as mudanças feitas pela GOL e LATAM

A GOL e LATAM recentemente realizaram alterações nas suas políticas de bagagem. As mudanças impactam…