Projeto de lei propõe desconto de 50% para pessoas com deficiência em hotéis sem acessibilidade

Um projeto de lei prevê desconto de 50% nas diárias de hotéis para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Atualmente, o projeto está em análise na Câmara dos Deputados.

O PL é uma maneira de incentivar os estabelecimentos de hospedagem a adaptarem as suas instalações, tornando-as mais acessíveis. A compensação para os hóspedes com deficiência ou com mobilidade reduzida deve ser aplicada quando não houver acomodações adaptadas.

Sendo assim, o projeto tem como alvo apenas os hotéis que atualmente não cumprem os requisitos obrigatórios de acessibilidade.

A ausência de adaptações é uma violação dos direitos essenciais de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, dado que as impedem de acessar determinados locais.

O projeto de lei é um complemento da Lei Brasileira de Inclusão, a qual estabelece que hotéis, pousadas e outros meios de hospedagem tenham, ao menos, 10% de dormitórios acessíveis.

Entre outras palavras, os quartos, os espaços públicos e os lounges devem contar com rampas, portas largas, barras de apoio nos banheiros, espaço suficiente para guardar a cadeira de rodas, entre outras medidas.

Via: Alô Bahia e Agência Câmara de Notícias.

Leia também
Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…

Regras de bagagem: entenda as mudanças feitas pela GOL e LATAM

A GOL e LATAM recentemente realizaram alterações nas suas políticas de bagagem. As mudanças impactam…

Serra Gaúcha ganhará novo aeroporto mais perto de Gramado

Viajar para Gramado vai ficar mais fácil! Mas, calma, viajantes ainda vão ter que esperar…

Sair da versão mobile