Como aproveitar ao máximo promoções de passagens aéreas? As companhias aéreas e operadoras de turismo costumam lançar ofertas – às vezes mais, às vezes menos – ao longo do ano, sendo que algumas são fixas, como é o caso do MadruGOL, promovido toda quarta-feira pela GOL.
Outro período de promoções abundantes é a Black Friday, que todos os anos acontece na última sexta-feira de novembro. O mês de novembro inteiro e, sobretudo, as suas últimas semanas ficam repletas de promoções e ofertas de todos os tipos.
Mas o que fazer para aproveitar essas promoções e não perder o risco de adquirir as melhores tarifas? Como evitar cair em golpes e ter os planos de viagem estragados?
Compartilhamos, neste post, dicas de como fazer isso com segurança e tranquilidade.
Leia os regulamentos com atenção
Nunca se pode esquecer de ler os regulamentos das promoções e ofertas de viagens em sua completude. Isso porque todos os detalhes da campanha e as regras e condições estão no regulamento. Para evitar surpresas desagradáveis no momento de embarcar, leia sempre as datas válidas para a viagem, as condições tarifárias e outras informações pertinentes encontradas no regulamento.
Faça buscas
As promoções de passagens aéreas exibem alguns trechos de somente ida ou de ida e volta na página principal, mas há muitos outros trechos no sistema da companhia aérea ou empresa de turismo. Sendo assim, não se limite somente ao que está na lista de ofertas e faça buscas na ferramenta de pesquisas de passagens para outros destinos ou inserindo datas válidas diferentes.
Não deixe para depois
Se a ideia de viajar para certo destino está certa na sua mente, não deixe para comprar passagens aéreas depois. Aproveite a promoção para encontrar as melhores tarifas nas datas desejadas. Caso não haja pressa, as buscas pelos preços mais em conta podem prosseguir.
Reserve voos de conexão
Tem gente que não se importa em voar com conexão ou escala. Se este é o seu caso, procure por voos com conexões, uma vez que eles normalmente apresentam valores mais amigáveis para o bolso.
Atente-se à empresa que vende as passagens aéreas
Sempre verifique a credibilidade da empresa usada para comprar as passagens aéreas em oferta. As principais companhias aéreas brasileiras — GOL, LATAM e Azul — são, sem dúvidas, as fontes mais seguras de compra de voos, seja em período promocional ou não. Companhias internacionais também proporcionam mais segurança ao consumidor no momento da compra.
Outras opções confiáveis são as empresas de turismo tradicionais do mercado brasileiro, como a CVC, ou de origem estrangeira, como a Booking.
Para verificar a credibilidade e segurança de tais empresas, viajantes podem:
- Checar o número de reclamações no Reclame Aqui e a agilidade da empresa para respondê-las.
- Conferir as resenhas e opiniões de outros viajantes deixadas no Google ou em redes sociais.
- Pedir a opinião de amigos e familiares; verificar se a empresa possui parcerias ou alianças com outras organizações respeitáveis no segmento de viagens.
- Certificar-se que os métodos de pagamento disponíveis são seguros, como transferência bancária.
- Averiguar o tempo de atuação da empresa no mercado. Empresas que operam há muitos anos tendem a ser mais estáveis, mas não é uma garantia.
- Verificar se a empresa possui informações de contato claras para caso de reclamação, pedido de ajuda ou elogio.
- Checar as políticas de cancelamento de voos, alteração de datas de viagem e reembolso.
- Conferir as certificações e licenças que a empresa possui para operar legalmente no mercado local.
Use comparadores de preços
Plataformas de comparação de preços, como o Google Flights, o Skyscanner e o Kayak podem ser úteis tanto antes quanto na hora de comprar passagens promocionais.
Isso porque o viajante pode: 1) fazer uma pesquisa prévia nesses sites para ter uma ideia do valor das tarifas fora de períodos promocionais e 2) comparar os valores de passagens de várias companhias e agências em um único lugar durante a promoção.
Selecione dias e horários menos populares
Quem tem a possibilidade de viajar fora da alta temporada e as condições climáticas do destino escolhido são boas durante a baixa temporada, vale a pena fugir dos períodos de maior movimentação turística. Outra dica para viajar barato é selecionar voos em horários de menor demanda, como pela manhã cedo ou de madrugada. Nem sempre essas dicas se aplicam às promoções, mas vale a pena tentar.