Comissão aprova permissão para hotéis reduzirem a primeira diária em até três horas

hotel checkin

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que reduz em até três horas a primeira diária em hotéis e outros meios de hospedagem.

O texto do deputado Eduardo Bismarck altera a Política Nacional de Turismo (Lei 11.771/08), a qual define por diária o preço correspondente à utilização da unidade e dos serviços incluídos durante 24 horas. A proposta permite que a primeira diária seja reduzida para 21 horas.

A redução em até três horas na primeira diária já é adotada por hotéis e outros tipos de acomodação em razão da limpeza e preparação do quarto para a chegada de um novo hóspede.

Por isso, os horários comuns de check-in na reserva de uma acomodação são por volta das 14h ou 15h, enquanto os de check-out são 11h ou 12h.

Segundo o relator do texto, a preparação da unidade habitacional para ocupação é parte integrante dos serviços de hospedagem, ainda que o consumidor não tenha acesso ao quarto durante esse processo.

O que a redução de horas muda para viajantes?

Na prática, a alteração não deve modificar a experiência atual de hospedagem para viajantes, uma vez que, como dito, a prática já é normal no setor hoteleiro hoje.

O texto visa, sobretudo, eliminar a insegurança jurídica para os meios de hospedagem, evitando que sejam feitas interpretações legais incoerentes com a proposta da redução do horário.

Da mesma forma, serve como ponto de apoio para possíveis dúvidas dos consumidores acerca de horários de check-in e check-out.

A proposta ainda será analisada em caráter conclusivo por outras comissões e, para se transformar em uma lei efetiva, deve ser aprovada tanto pela Câmara quanto pelo Senado.

Via: Agência Câmara de Notícias.

Leia também
Novas regras de diárias em hotéis entram em vigor no Brasil

Quem tem viagem marcada precisa ficar atento. Entraram em vigor novas regras que padronizam o…

Greves na Europa podem afetar voos no Natal e Ano Novo; veja países e datas

Quem tem viagem marcada para a Europa no fim de 2025 precisa ficar atento. Greves…

Aeroporto do Galeão será leiloado novamente em 2026; entenda o que muda

O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão – GIG), no Rio de Janeiro, deverá passar por…