Qantas quer fazer voos diretos ultralongos de Sydney à Nova York e Londres!

A Qantas, enfim, está perto de iniciar as operações aéreas do seu Sunrise Project, ou Projeto Sunrise. Trata-se de voos diretos partindo de Sydney em direção à Nova York, nos Estados Unidos, e Londres , na Inglaterra. Mais destinos devem ser adicionados ao longo do desenvolvimento do projeto, como o Rio de Janeiro, Paris e Frankfurt.

Projeto Sunrise

Em desenvolvimento desde 2017, a Qantas ‘desafiou’ a Boeing e a Airbus a desenvolver uma aeronave capaz de fazer um voo ultralongo para revolucionar as viagens aéreas australianas.

Foto: Qantas.

O Airbus A350-100 foi o selecionado para dar início a esse projeto ambicioso, o qual busca consolidar a Qantas como uma cia de viagens de longa duração. Em maio de 2022, foi feito o pedido de mais 12 aeronaves desse modelo.

O pedido de uma aeronave especial foi necessário por conta das particularidades das viagens aéreas de longa duração e sem escala. É preciso transportar um número menor de passageiros, bem como ter uma tripulação reduzida. Essas medidas são necessárias para garantir uma boa operação, respeitando os limites tanto da equipe da cia quanto dos passageiros.

Aeronave A350-100 para voos de longa duração

A Qantas vai transportar 238 passageiros, sendo seis assentos na primeira classe, 52 na executiva, 40 na premium economy e 140 na econômica.

Foto: Qantas.

Para entregar a melhor configuração das cabines, especialistas da área da saúde, especialmente da saúde do sono, foram consultados.

A cia também vai disponibilizar um espaço voltado ao bem-estar para todos os passageiros. Eles poderão se movimentar e ter acesso a certos objetos para promover o bom humor durante o voo. Mas, não se sabe ainda como é o design nem as comodidades da “Zona do Bem-Estar”.

Além disso, devido ao número reduzido de assentos, passageiros da classe econômica poderão desfrutar de espaços maiores para os pés.

Os espaços da primeira classe contarão com seis espaçosas suítes com design ergonômico. Elas dispõem de uma cama plana e poltrona reclinável, com espaço flexível para trabalhar e jantar. Cada suíte também traz um guarda-roupa e várias áreas para armazenar pertences pessoais.

Foto: Qantas.

A Qantas Business, ou a classe executiva, têm suítes com porta de correr para maior privacidade e um divisor ajustável entre os assentos centrais. Também disponibilizam um espaço generoso para trabalhar e fazer as refeições, bem como maiores opções de armazenamento de pertences.

Foto: Qantas.

Os designs das classes econômica e premium econômica ainda não foram divulgados.

Ambições da Qantas

A Qantas estuda há anos quanto tempo as pessoas podem permanecer voando sem fazer nenhuma interrupção. Ou seja, sem escalas ou conexões.

Foram conduzidos alguns testes cujos resultados foram encaminhados à Autoridade de Segurança da Aviação Civil do país. Eles consistiam em pilotos usaram monitores de ondas cerebrais e testaram a urina antes e depois da viagem. Com isso, foi possível analisar os níveis do hormônio responsável pelos ciclos do sono, a melatonina.

Na cabine de passageiros, as pessoas a bordo também utilizaram os monitores cerebrais. Outros critérios foram analisados neste grupo: iluminação, movimento, padrões do sono, alimentação e respostas ao entretenimento de bordo.

O órgão de aviação da Austrália agora precisa analisar os resultados e aprovar as rotas diretas e sem interrupções que a companhia aérea deseja operar. É provável, no entanto, que o primeiro voo ultralongo seja operado em 2025.

Via: Qantas.

Leia também
Serra Gaúcha ganhará novo aeroporto mais perto de Gramado

Viajar para Gramado vai ficar mais fácil! Mas, calma, viajantes ainda vão ter que esperar…

Verão na praia! Azul anuncia três novos voos para a Bahia

A Azul anunciou o lançamento de três novas rotas para viajar pela Bahia durante a…

Novidade! Oktoberfest retorna à Campos do Jordão após três décadas com entrada gratuita

Novidade para o mês de outubro! Campos do Jordão terá a sua 12ª edição da…

Sair da versão mobile