Dar gorjeta aos funcionários de estabelecimentos, principalmente gastronômicos, não é um costume muito brasileiro, ainda que aconteça. A plataforma de idiomas Preply realizou uma pesquisa para descobrir quais locais do país são considerados mais e menos generosos em relação ao hábito de dar gorjetas.
Foram entrevistados 1,6 mil residentes de 15 metrópoles para chegar a uma resposta acerca da generosidade de brasileiros. Os entrevistados também afirmaram que não dar gorjeta é considerado uma conduta rude, que contribui para a percepção negativa sobre a postura dos moradores.
Hábitos de dar gorjeta
Os entrevistados foram questionados sobre os seus hábitos de dar gorjetas. Exatamente 28,49% das pessoas afirmaram dar gorjeta regularmente, enquanto 25,87% disseram dar gorjeta apenas se o serviço for excelente. Em contrapartida, 17,15% afirmaram que não dão gorjeta. Por fim, 28,5% não informaram os seus hábitos.
Cidades mais generosas do Brasil
A plataforma de idiomas também questionou os entrevistados sobre o valor que costumam dar de gorjeta. A partir desses dados, a Preply calculou o valor médio da gorjeta e fez uma relação entre os destinos para descobrir quais são os mais generosos e quais são os mais mesquinhos.
Campinas (14,14%) ficou em primeiro lugar no ranking, classificada como a cidade mais generosa, seguida por Brasília (12,46%) e Porto Alegre (11,74%). Confira o ranking completo abaixo:
Para conferir a pesquisa completa, acesse AQUI.