Querosene de aviação registrou alta de quase 83% no primeiro trimestre de 2022
O preço do querosene de aviação (QAV) teve alta de 82,7% no primeiro trimestre de 2022 em comparação ao mesmo período de 2019. Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
A cotação do dólar em relação ao real também registrou alta em relação ao mesmo período, sendo 38,7% mais elevada. As despesas com o QAV correspondem a 30% dos custos do setor de aviação. É preciso lembrar, ainda, que praticamente todas elas são em dólar. Sendo assim, quanto maior o valor da moeda, mais caras são as despesas das companhias aéreas.
Apesar disso, a tarifa aérea doméstica teve elevação menor tanto ao valor do QAV quanto a alta do dólar, registrando variação de 21% no primeiro trimestre. Do total de passagens aéreas comercializadas nesse período, 35,9% tiveram valores inferiores a R$ 300 enquanto 60,7% dos bilhetes registraram valores abaixo de R$ 500.
O presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz, afirmou que os dados disponibilizados pela ANAC mostram a eficiência e o esforço das empresas aéreas, “que sempre buscam não repassar integralmente a alta dos custos para o consumidor”.
Via: Aeroflap.