Reclamações sobre companhias aéreas registram queda de 33%

O atendimento ao cliente das companhias aéreas está melhorando, segundo dados da plataforma Consumidor.gov.br. Todas as cias brasileiras registraram melhora nos índices de reclamações e soluções de problemas no segundo trimestre de 2023.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), este é o terceiro trimestre consecutivo com registro de bom desempenho em todos os indicadores da plataforma governamental. Isso significa que as companhias aéreas progrediram consideravelmente desde o quarto trimestre de 2022.

Menos reclamações para as companhias aéreas

De abril a junho deste ano, foram registradas 20.280 reclamações de viajantes. No mesmo período, as companhias aéreas transportaram cerca de 26,3 milhões de passageiros pelo país.

Ou seja, foram 77,1 reclamações registradas para cada 100 passageiros, correspondendo a uma redução de 32,8% em relação ao segundo semestre de 2022. A companhia aérea que mais recebeu queixas de viajantes foi a GOL, com 74,9 a cada 100 mil passageiros.

Já em relação às soluções de reclamações, houve um aumento de 8,1% em comparação ao ano anterior. Exatamente 82,9% das queixas foram solucionadas pelas companhias aéreas, fator que naturalmente refletiu no nível de satisfação dos passageiros com a atuação das empresas.

A média das notas dadas pelos passageiros ao serviço de atendimento ao cliente das aéreas é de 3,7 em uma escala de 1 a 5. O tempo de resposta das companhias aéreas também melhorou, atingindo a marca de 4,5 dias para responder a queixas de viajantes e apresentar possíveis soluções.

A Azul obteve bons percentuais tanto no índice de solução de problemas (90,9%) quanto no nível de satisfação de clientes. A cia recebeu a nota de 4,2 em uma escala de 1 a 5 pontos.

Acerca do tempo médio de resposta das queixas, a GOL e a LATAM empataram, registrando uma demora de 3,6 dias para responder os passageiros.

Como solucionar problemas com companhias aéreas

Viajantes que tiverem problemas com companhias aéreas devem, primeiro, procurar resolvê-los diretamente com as empresas. Caso a problema persista mesmo após passar por todos os procedimentos impostos pela cia, podem reclamar na plataforma consumidor.gov.br e/ou na Reclame Aqui. O ideal é registrar todas as informações concedidas pelas cias para ter embasamento ao prestar queixa nos sites mencionados.

Via: Consumidor.gov.br e Mercado & Eventos.

Leia também
Aeroporto do Galeão será leiloado novamente em 2026; entenda o que muda

O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão – GIG), no Rio de Janeiro, deverá passar por…

Chuvas fortes e ventos acima de 80 km/h causam cancelamentos de voos em Congonhas e Guarulhos nesta quarta-feira

Uma combinação de chuvas intensas e rajadas de vento que passaram dos 80 km/h provocou…

EUA avaliam exigir histórico de redes sociais de turistas isentos de visto

Os Estados Unidos estudam implementar uma nova regra que pode mudar a vida de milhões…

Sair da versão mobile