Redução de imposto pode baixar o preço das passagens aéreas em São Paulo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, renovou por dois anos a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o querosene de aviação (QAV). Até dezembro de 2024, a alíquota do imposto passará de 13,3% para 12%. Essa decisão pode influenciar no preço das passagens aéreas!

Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), a redução da alíquota do ICMS cria condições para as companhias aéreas enfrentarem os custos estruturais, os quais incluem o preço do QAV e a volatilidade do dólar.

Os custos das cias têm relação direta com os valores das passagens aéreas. Um dos fatores que mais influenciam as despesas de uma cia é a cotação do dólar em relação ao real. Isso porque aproximadamente 60% dos custos das companhias aéreas são na moeda estrangeira.

Sendo assim, os valores do QAV, que representa cerca de 40% dos custos, manutenção e arrendamento de aeronaves sofrem ajustes drásticos quando o dólar está alto. Até novembro de 2022, por exemplo, o preço do querosene de aviação no Brasil estava 32,3% mais caro do que nos Estados Unidos, o maior mercado doméstico do mundo e referência mundial no setor de aviação.

O governador de SP afirmou que será feito um esforço, em conjunto com o setor de aviação e turismo, para que cada vez mais assentos sejam ofertados aos passageiros. “E, no final das contas, esse aumento de oferta de assentos, além de contribuir para a conectividade, é o que vai produzir redução de tarifa. É aquilo que o consumidor vai perceber na ponta”, afirmou Tarcísio.

Segundo o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, a associação defende uma revisão imediata da política de precificação do QAV. O combustível usado no Brasil é precificado como se fosse importado, mas mais de 90% do insumo é produzido no país. “Para a aviação brasileira se manter competitiva precisamos avançar nessa discussão, ou nos manteremos em desvantagem frente aos maiores mercados mundiais”, contou ele.

Na ocasião, a ABEAR e as suas associadas, GOL, Azul LATAM e Voepass, também formalizaram a criação de mais de 150 novos voos em todo o estado de São Paulo.

Via: Terra.

Leia também
Brasileiros estão viajando mais para fora do país — e estes destinos lideram os planos para 2026

Mendoza. Viajar para fora do Brasil voltou a ser prioridade para muitos brasileiros. O que…

Mastercard surpreende viajantes com cápsula de descanso gratuita no Aeroporto do Galeão

Quem vai embarcar em voos internacionais pelo Rio de Janeiro em 2026 pode encontrar uma…

Cataratas do Iguaçu batem recorde histórico e superam 2 milhões de turistas em 2025

As Cataratas do Iguaçu encerraram 2025 com mais de 2 milhões de visitantes, o maior…

Sair da versão mobile