O Reino Unido está planejando fazer mudanças nas restrições de entrada para viajantes estrangeiros e residentes que retornam de suas viagens internacionais durante o verão europeu.
Com a alta temporada de verão, as companhias aéreas estão desesperadas por flexibilizações. Muitas restrições estão dificultando viagens neste período, que é considerado o mais rentável do ano.
O setor de aviação tem pressionado o governo para conceder entrada livre de quarentena para viajantes vacinados, e flexibilizar restrições para países considerados de “baixo risco”, como Malta, Espanha e Ilhas Gregas.
- Confira ainda! Réveillon 2022: 8 destinos no Brasil com festas confirmadas
Em resposta, o Departamento de Transportes do Reino Unido indicou, na última quinta-feira (17), que está considerando como o status de vacinação pode influenciar as políticas de viagens internacionais da Grã-Bretanha no futuro.
Sistema de Três Níveis
As políticas pós-Brexit não estão alinhadas com as diretrizes da Comissão Europeia, voltadas para países membros da União Europeia (UE). O país regula a entrada de estrangeiros com base em um sistema de três níveis.
As nações estrangeiras são classificadas em três listas – “verde”, “amarelo” ou “vermelho” – de acordo com a sua situação epidemiológica. O Brasil se encontra na lista “vermelha” devido à grande quantidade de casos de coronavírus e mortes ocasionadas pela doença, bem como à existência de variantes do vírus.
Somente alguns países conseguiram entrar na lista “verde” do Reino Unido. Para turistas oriundos desses locais, não é necessário fazer quarentena, mas eles ainda devem apresentar testes de COVID-19 com resultado negativo e seguir algumas restrições.
- Viu isso?! Pacotes CVC 2022: promoção tem viagens nacionais e internacionais com preços incríveis
A Espanha, a França, a Itália e os Estados Unidos estão na lista “amarela”. Turistas desses países são desencorajados a visitar o Reino Unido por conta da situação da pandemia em suas regiões. Caso decidam viajar, devem cumprir uma série de requisitos, como teste negativo de COVID-19, e fazer quarentena de 10 dias.
O governo do Reino Unido prometeu revisar sua política de viagens antes do final de junho e deve atualizar sua lista de destinos “verdes” em 24 de junho.
Via: Travel Pulse.