Reino Unido deixa de exigir teste de COVID-19 de viajantes estrangeiros

A partir desta sexta-feira (11), viajantes vão poder entrar no Reino Unido, formado pela Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales, sem apresentar teste negativo de COVID-19 na chegada. O requisito é estar completamente vacinado, com duas doses ou dose única, contra a COVID-19.

Viajantes vacinados também não precisam ficar em quarentena, mas ainda precisam preencher um formulário digital para viajar. Neste formulário, é preciso preencher o status de vacinação, histórico de viagens e detalhes de contato dos viajantes.

As vacinas aceitas no Reino Unido são a Covaxin, Moderna, Janssen, Novavax, Nuvaxovid, Covovax, AstraZeneca, Covishield, Covaxin, Pfizer, Sinopharm e Coronavac.

As exigências de viagem são as mesmas para quem não estiver vacinado. Ou seja, será necessário apresentar um teste negativo de COVID-19, feito em até dois dias antes do embarque, um agendamento de novo teste RT-PCR a ser realizado após o desembarque e o formulário oficial do governo devidamente preenchido.

Para mais informações sobre os requisitos de entrada de viajantes, acesse o site do governo.

Mudanças no requisito de entrada nos países europeus

Além do Reino Unido, certos países europeus também começaram a flexibilizar as regras de entrada de viajantes estrangeiros. É o caso da Espanha, França, Holanda, Suécia, Áustria, Finlândia, Grécia, Bélgica e Dinamarca.

A justificativa é que houve uma diminuição considerável dos casos e dos óbitos por COVID-19. Dessa maneira, deve haver uma mudança na classificação da COVID-19 de pandemia para endemia. Isso significa que a doença ainda oferece riscos à saúde, mas de maneira controlada.

Quando essa mudança acontecer, a doença será tratada como uma gripe sazonal com picos em certos períodos do ano e vacinação anual. Vários governos europeus atualmente estão debatendo a aplicação do imunizante de forma sistemática em toda a população do planeta.

Via: EXAME.

Leia também
Aeroporto do Galeão será leiloado novamente em 2026; entenda o que muda

O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão – GIG), no Rio de Janeiro, deverá passar por…

Chuvas fortes e ventos acima de 80 km/h causam cancelamentos de voos em Congonhas e Guarulhos nesta quarta-feira

Uma combinação de chuvas intensas e rajadas de vento que passaram dos 80 km/h provocou…

EUA avaliam exigir histórico de redes sociais de turistas isentos de visto

Os Estados Unidos estudam implementar uma nova regra que pode mudar a vida de milhões…