Entenda quando passageiros podem remarcar voos, pedir reembolso ou solicitar crédito de companhias aéreas

O gerente de educação para o consumo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Giovani Moreira, esclareceu situações relacionadas à remarcação de voos, solicitação de reembolso e solicitação de crédito em um vídeo da série “Se liga, Consumidor” do Governo Federal.  

Remarcação voluntária por parte do passageiro

O gerente esclareceu que as companhias aéreas podem cobrar as multas previstas e informadas durante a compra da passagem quando o passageiro decide fazer a remarcação do voo por um motivo pessoal. Ou seja, que não tenha relação com a pandemia de COVID-19.

Voos alterados por conta da COVID-19

Passageiros de voos previstos até 31 de dezembro deste ano podem solicitar a concessão de crédito em vez da remarcação. A companhia aérea terá sete dias para enviar o comprovante desse crédito, o qual deve ter valor igual ou superior ao da passagem aérea adquirida inicialmente. Isso pode ser feito sem aplicação de multa.

O cliente terá um prazo de 18 meses para utilizar o crédito. Ele pode comprar passagens aéreas para terceiros ou com origem e destinos diferentes. Em outras palavras, essa compra será totalmente nova.

Alterações realizadas pela companhia aérea

A companhia aérea precisa avisar com antecedência qualquer alteração realizada nos voos dos passageiros. Se a alteração for superior a 30 minutos, no caso de voos domésticos, ou superior a 1h, no caso de voos internacionais, o passageiro tem direito à reacomodação, reembolso ou crédito. A reacomodação deve ocorrer de maneira gratuita.

O passageiro escolhe um novo voo em uma data da sua preferência na mesma companhia aérea e a reprogramação acontece. Neste caso e no de reembolso, o passageiro não paga nenhum custo adicional. O reembolso em função da Covid-19 para voos até 31 de dezembro está ocorrendo no prazo de 12 meses.

Por último, o passageiro também pode solicitar o crédito, cujo prazo de uso é de 18 meses.

Confira o vídeo da série “Se liga, Consumidor” abaixo.

Via: ANAC.

Leia também
iFood e Decolar se unem e agora seus pedidos viram pontos para viajar

iFood e Decolar lançam uma parceria que transforma seus pedidos em pontos para viajar Se…

Air Transat inaugura voos diretos do Brasil para o Canadá a partir de fevereiro de 2026

A Air Transat, uma das maiores companhias aéreas de lazer do Canadá, recebeu autorização da…

Brasil entra no Top 10 dos destinos mais desejados do mundo no Wanderlust 2025

Reconhecimento internacional reforça o crescimento do turismo de natureza e experiências no país. Informações essenciais…

Sair da versão mobile