O Prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, anunciou que os banhistas deverão agendar horários para aproveitar as praias cariocas, na última segunda-feira (10).
Embora a liberação das praias para tomar sol não tenha acontecido ainda, diversos banhistas desrespeitam as regras de distanciamento social. Por enquanto, apenas o banho de mar está autorizado, mas as pessoas têm passado o dia na areia mesmo assim. A Guarda Municipal e Política Militar não têm conseguido prevenir a ocupação das praias, apesar de aplicarem diversas multas.
Por conta disso, deverá haver demarcações na areia para designar locais seguros para relaxar debaixo do sol. A reserva do horário de uso desses espaços será feita através de um aplicativo. Apenas quatro pessoas serão permitidas por “cercadinho” na praia.
A taxa de contaminação de COVID-19 caiu 32% no Rio de Janeiro, conforme mostra a média móvel desta semana, mas isso não significa que os cariocas devem relaxar e deixar de se preocupar com uma possível contaminação. Mais detalhes sobre esta medida, a qual já vinha sendo estudada desde o mês de julho, serão divulgados nesta semana.
Medida adotada em outros países
A França também adotou a demarcação de espaços na areia para os banhistas não chegarem muito perto uns dos outros.
Com o verão europeu em seu auge, as autoridades temem um novo surto de coronavírus devido à aglomeração no litoral. A solução para acomodar tantas pessoas em um único espaço foi demarcar a areia. Os banhistas podem escolher qual lugar desejam tomar sol de forma gratuita.