Casa Branca cogita suspender restrições de viagens de brasileiros, segundo fontes
Talvez os brasileiros possam voltar a viajar para os Estados Unidos nas próximas semanas!
A Casa Branca está considerando suspender as restrições de entrada no país de passageiros que estiveram no Brasil, Reino Unido, Irlanda e 26 países europeus. A informação vem diretamente do Reuters, que ouviu cinco autoridades americanas e companhias aéreas.
A ideia recebeu aprovação de membros da força-tarefa do combate à COVID-19 da Casa Branca, de funcionários da saúde pública e de outras agências federais. No entanto, o presidente Donald Trump ainda não tomou uma decisão final sobre a proposta.
Muitos funcionários do governo americano não acreditam que as restrições ainda façam sentido. Afinal, a maioria dos países não tem a entrada proibida.
Eles acreditam que as companhias aéreas dos Estados Unidos teriam um incentivo a mais se as restrições fossem liberadas.
Companhias aéreas americanas querem a liberação
A Airlines for America, grupo representante das companhias American Airlines, Delta Air Lines, United Air Lines Holdings e outras, tem defendido que o governo federal crie uma espécie de padrão nacional de testes de coronavírus para dar fim as restrições de viagens.
- Confira ainda! Feriados 2021: veja as datas dos feriados nacionais e regionais para programar as suas viagens!
O grupo acredita que os testes podem ser usados para reabrir as fronteiras aos turistas internacionais sem a necessidade de implementar quarentenas.
Por conta disso, os Estados Unidos vêm conversando com vários países sobre a possibilidade de programas de teste de passageiros. Esta é uma das possíveis soluções para o turismo internacional que vem sido cogitadas por governos e empresas aéreas ao redor do mundo.
Entretanto, muitas nações europeias estão com altos índices de contágio de coronavírus, o que pode ser um impedimento para a decisão final de Trump.
Restrições de viagens ao EUA
As restrições para a Europa entraram em vigor em março e, desde então, somente passageiros de viagens cujas circunstâncias são excepcionais (viagens humanitárias, atuação na saúde pública e segurança nacional) podem entrar no país. Investidores, acadêmicos, estudantes e jornalistas também possuem permissão de entrada.
Do mesmo modo, a maioria dos países europeus proibi a entrada de visitantes americanos por conta da pandemia.
A proibição para os brasileiros entrou em vigor em maio. Desde então, passageiros que estiveram no Brasil anteriormente a viagem aos Estados Unidos não podem entrar no país devido ao grande número de casos de coronavírus. A entrada de americanos no Brasil não sofreu restrições.
Via: O Globo.