O Réveillon Florianópolis 2024 não terá a sua tradicional queima de fogos. A prefeitura da capital catarinense anunciou que a decisão foi tomada para não perturbar pessoas autistas, pessoas com hipersensibilidade auditiva e animais com os estampidos dos fogos de artifício.
No ano passado, a prefeitura de Floripa realizou a queima tradicional de fogos de 15 minutos de duração diretamente das balsas localizadas na baía norte. Embora o espetáculo tenha atraído um grande público, como é costumeiro, ele também recebeu reclamações por conta do barulho.
O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, afirmou, em suas redes sociais, que não é possível ter um réveillon saudável quando o show de fogos provoca crises nas pessoas e animais.
Para compensar a falta do show de fogos de artifício, a programação do Réveillon Florianópolis 2024 deve ser ampliada. Atualmente, a prefeitura está buscando expandir os shows e eventos temáticos para que a virada do ano de moradores e turistas ainda seja mágica.
A decisão de proibir fogos com estampido não é novidade no país. No réveillon anterior, várias capitais brasileiras, como Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza e Goiânia, implementaram a proibição.
A prefeitura de Floripa optou por acabar completamente com o espetáculo no Réveillon Florianópolis 2024 em vez de recorrer a fogos de artifício sem estampido. A cascata de fogos na ponte Hercílio Luiz, a qual cria um espetáculo dourado sobre a água, será mantida por não fazer barulho. Quem sentir falta das explosões de luzes no céu, só precisa procurar a cascata.
Via: Estadão.