A cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, recebeu o título de “Capital Nacional das Águas”. O título foi concedido pela Lei 14.746/23, sancionada no começo do mês de dezembro.
O destino integra a região turística chamada de Costa Doce Gaúcha, a qual reúne 25 municípios banhados pela Laguna dos Patos, o Rio Guaíba, a Lagoa Mirim, a Lagoa Mangueira e o Oceano Atlântico. Logo, turistas de todo o país encontram uma variedade de roteiros turísticos, com destaque para as praias de água doce, na região.
Para conhecer a cidade a fundo, o Museu Oceanográfico Eliézer de C. Rios, a Catedral de São Pedro e a Igreja Nossa Senhora de Navegantes são ótimos pontos turísticos arquitetônicos, históricos e culturais.
Rio Grande também conta com três portos: Porto Velho, antigo porto que fornece uma visão panorâmica do destino; Porto Novo, estrutura moderna e importante para a economia da região; e Superporto, um dos maiores do país.
Além disso, o destino abriga a praia mais extensa do mundo, com cerca de 250 km de extensão: a Praia do Cassino, onde viajantes podem relaxar e aproveitar o encontro da Lagoa dos Patos com o mar.
Além dos pontos turísticos e das belas paisagens, Rio Grande é o grande responsável pela exportação de mais de 30% das produções do estado gaúcho.
Via: Ministério do Turismo.