Rota dos Pioneiros: Rio Paraná terá a maior trilha aquática do mundo
O Rio Paraná contará com uma atração turística muito interessante para os aventureiros de plantão: a Rota dos Pioneiros, com 300 km a serem percorridos de caiaque pela área não represada pelos reservatórios das hidrelétricas.
A intenção deste novo projeto é aproveitar a estrutura que já existe nas margens do rio, como os portos e os municípios ribeirinhos da região. Neles, os navegadores poderão dormir, acampar e se alimentar. A trilha aquática é a maior do Brasil e, assim que o projeto estiver finalizado, será a maior do mundo.
A iniciativa pretende também reforçar o turismo de aventura e de natureza. O Governo do Estado passou a incentivar essas modalidades com maior afinco em 2019 para divulgar as belezas escondidas do Paraná.
- Veja também: Semana do Brasil 2020, lojas participantes terão ofertas, promoções e descontos
Como será a trilha finalizada?
O percurso poderá durar vários dias entre navegações, caminhadas e pedaladas. Os navegadores passarão por centenas de ilhas, prainhas e paisagens naturais deslumbrantes, as quais reúnem a biodiversidade da Mata Atlântica, Pantanal e Cerrado.
Contará também com alguns locais de apoio nas áreas de várzea e nas ilhas do Parque Nacional de Ilha Grande e a Área de Proteção Ambiental (APA) das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná. Esses pontos terão restaurantes, áreas de campings, pousadas e serviços como guias turísticos e aluguel de caiaques. Uma estrutura completa para dar apoio para os aventureiros.
- Veja também: Iupp Itaú, o mais novo programa de fidelidade
Para não se perder em meio aos 300 km, os viajantes poderão se orientar pelas demarcações feitas pelos organizadores, as quais seguem a sinalização nacional da Rede Trilhas. A marca de uma sola de botina na cor preta acima de um fundo amarelo estará pregada ou grafitada em árvores, sinalizando o caminho correto.
- Veja também: Pacote Porto de Galinhas 2021 a partir de R$ 599 por pessoa!
Quer conhecer a Rota dos Pioneiros?
A página do Facebook da Rota dos Pioneiros e a Rede Trilhas contam com orientações super necessárias para quem deseja conhecer a trilha com segurança. Ressalta-se que o viajante deve estar em boas condições físicas para fazê-lo.